×
Loading ...

Diferença entre a engenharia elétrica e eletrônica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As engenharias elétrica e eletrônica são às vezes confundidas, pois estão intimamente relacionadas. Embora ambas exijam conhecimentos sólidos em ciência e matemática para resolver problemas técnicos variados, existe uma maneira fácil de diferenciá-las. A engenharia elétrica pode ser considerada como uma força bruta, ao passo que a eletrônica seria a manipulação cuidadosa dessa força. Ambos os engenheiros trabalham na alimentação de energia para dispositivos elétricos.

O design dos trens elétricos é um produto tanto da engenharia elétrica quanto da eletrônica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Engenheiro elétrico

Fornecer energia elétrica para estabelecimentos comerciais e residências é o trabalho do engenheiro elétrico, que projeta novas formas de produzir eletricidade, como a energia solar e as turbinas eólicas, bem como sistemas tradicionais de transmissão, amplificadores de voltagem e conversores. O engenheiro elétrico desenvolve sistemas para criar energia e levá-la às tomadas das casas de forma segura e estável.

Loading...

Engenheiro eletrônico

Os engenheiros eletrônicos projetam os dispositivos que utilizam a energia elétrica. A eletrônica corresponde aos circuitos integrados cuidadosamente planejados que reduzem e controlam a eletricidade que aciona televisões, aparelhos de som e outros dispositivos. Os engenheiros eletrônicos são manipuladores da eletricidade, mas também projetam aparelhos como telefones, satélites, câmeras, robôs e sensores.

Principais diferenças

Os engenheiros elétricos lidam com grandes usinas de força e linhas de transmissão de alta tensão, trabalhando com fortes correntes para gerar a energia elétrica. De uma forma mais simples, esses engenheiros projetam a distribuição de energia para as cidades. Os engenheiros eletrônicos desenvolvem maneiras de utilizar a eletricidade regulando-a e controlando-a através de placas de circuitos integrados. Os engenheiros elétricos produzem a força bruta, ao passo que os eletrônicos a controlam.

Escala de trabalho

Tanto os engenheiros eletrônicos e elétricos trabalham em um espectro amplo de organizações, desde empresas de consultoria a laboratórios de desenvolvimento. Os engenheiros eletrônicos tendem a permanecer no laboratório, planejando, ao passo que os elétricos precisam sair do local de trabalho periodicamente para visitar usinas e outras instalações. Os dispositivos eletrônicos são projetados, construídos e testados em laboratório. A implementação de transformadores de larga escala e linhas de força precisa ser testada em campo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...