×
Loading ...

Diferença entre espuma de poliéster e espuma de poliéter

Atualizado em 20 julho, 2017

Espuma de poliéster e espuma de poliéter são ambos derivados da família dos polímeros de poliuretano. Os poliuretanos são polímeros (moléculas grandes formada por unidades monoméricas) que contêm grupos uretano na cadeia principal de moléculas. Espuma de poliéster foi desenvolvido pela primeira vez, mas espuma poliéter, eventualmente, tornou-se o mais conhecido dos dois. No entanto, cada um tem seus pontos fortes e fracos. Estes devem ser considerados ao decidir entre estas duas espumas.

Espuma de poliéster, assim como a de poliéter, é derivada do poliuretano (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fabricação da espuma de poliéter

Espuma de poliéter é normalmente fabricada misturando uma série de produtos químicos em água. Além da água, a mistura contém diisocianato de poliol, catalisadores e agente tensioactivo. Conforme são misturados , a espuma começa a emergir. Quando isso acontece, a mistura começa a ganhar altura. Entre um e dois minutos mais tarde, a espuma terá atingido sua altura máxima. A mistura final deve ser ter seu peso dividido em 100 partes de poliéter-triol, 40 partes de diisocianato de tolileno, três partes de água, 0,5 partes de trietilenodiamina, 0,3 partes de octoato de estanho e uma parte de copolímero de silicone em bloco.

Loading...

Propriedades da espuma de poliéter

Tanto poliéter como espuma de poliéster são flexíveis e normalmente produzidos com densidades entre 16 e 32 quilos por metro cúbico. Como os ésteres, aminas e uretanos são suscetíveis ao ataque hidrolítico (e os éteres não são), espuma de poliéter é geralmente mais resistente à hidrólise do que as espumas de poliéster. Isto significa que as espumas de poliéter são preferíveis em ambientes úmidos ou molhados.

Fabricação da espuma de poliéster

As espumas de poliéster são mais comumente produzidos pelo método slabstock basicamente da mesma maneira como uma espuma de poliéter. Espumas de poliéster levam produtos químicos diferentes em sua fabricação. O peso de um lote pronto de espuma de poliéster deve consistir em 100 partes de poliéster, 33 partes de di-isocianato de tolileno, quatro partes de água, duas partes de N-metilmorfolina, duas partes de N-Dimethylcetylamine e duas partes de oleato de amónio.

Propriedades da espuma de poliéster

Se comparada às espumas de poliéter, espuma de poliéster tem uma resistência à tração mais elevada, o que significa que é mais resistente a distensão, tem maior potencial de alongamento, e um grau mais elevado de dureza. Isso faz com que as espumas de poliéster sejam preferidas em detrimento das de poliéter em aplicações têxteis. Espuma de poliéster é também mais resistente a hidrocarbonetos e álcoois em comparação com espuma de poliéter.

Loading...
Loading ...
Loading ...