Saúde

A diferença entre esterilização e desinfecção

Escrito por john willis | Traduzido por ana marques
A diferença entre esterilização e desinfecção

Esterilização e desinfecção possuem diferenças

steril image by Rebel from Fotolia.com

"Limpeza" é uma palavra que às vezes é usada no sentido de remoção de elementos estranhos, e em outras, para remoção de matéria orgânica e bactérias. Saneamento, antissepsia, desinfecção e esterilização têm distinções importantes. Esterilização e desinfecção vêm da continuidade da antissepsia. Esterilização é a completa morte de micróbios e patógenos orgânicos; desinfecção é a remoção de alguns ou da maioria dos patógenos orgânicos.

Outras pessoas estão lendo

Saneamento

Uma importante palavra no léxico de "limpeza", saneamento refere-se à eliminação não apenas de lixo, mas especialmente a remoção higiênica de resíduos orgânicos e humanos. Saneamento não está limitado a excrementos, mas a qualquer material orgânico. Antissepsia, desinfecção e esterilização se colocam sob o amplo leque de "saneamento".

Antissepsia

Antissepsia é similar a "saneamento" em significado, mas se refere especialmente aos patógenos, e não à matéria orgânica que gera patógenos. Saneamento pode ser antissepsia, e antissepsia pode ser saneamento, mas "antissepsia" foca-se na prevenção de infecções por patógenos - organismos vivos - e "saneamento" se foca na matéria orgânica que pode não ser viva, mas derivada de seres vivos.

Desinfecção

Dentre estes quatro termos, "desinfecção" é o mais próximo em significado de "antissepsia". Eles são muito similares em significado e muitas vezes usados como sinônimos. Em um ambiente técnico, é importante notar que "desinfecção" é na verdade o processo ou ato de matar patógenos orgânicos, e "antiasepsia" foca-se mais na prevenção destes patógenos.

Esterilização

Esterilização é uma distinção relativamente simples, referindo-se a matar todos os patógenos orgânicos. Geralmente, o saneamento desencoraja a geração de patógenos orgânicos; antissepsia previne estes patógenos, desinfecção é o processo de eliminação deles; e esterilização é a completa eliminação de todos os microrganismos vivos, incluindo os patógenos orgânicos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media