Vida

Diferença entre etnografia e etnologia

Escrito por david karanja | Traduzido por angela spada
Diferença entre etnografia e etnologia

Etnografia e etnologia são campos da antropologia

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Etnografia e etnologia são ambas ciências naturais que lidam com o estudo da história natural do homem. Este campo de estudo é geralmente conhecido como antropologia. Etnografia e etnologia são ambas importantes ramos da antropologia, assim como a zoologia é um ramo da biologia. Embora a etnografia e a etnologia sejam semelhantes, ainda há diferenças fundamentais entre ambas.

Outras pessoas estão lendo

Diferença fundamental

A esfera de estudo da etnografia incorpora o uso de detalhes descritivos na análise de uma sociedade. Inclui uma descrição de coisas como um casamento e procedimentos para funerais ou cerimônias de circuncisão. A etnologia, por outro lado, emprega a exposição racional na explicação de agregados ou organizações humanas, como clãs, tribos e nações, especialmente durante os seus anos de formação.

Âmbito do estudo

Os etnógrafos estudam tribos específicas e instituições em particular, caracterizadas por determinados costumes que prevalecem entre várias pessoas no mundo. Seu foco está mais nos chamados "selvagens". Por outro lado, o etnólogo realiza a revisão simultânea de superstições, lendas, mitos, costumes e instituições que podem estar localizadas em diferentes partes da Terra. Outra diferença que surge na esfera de estudo é que um etnólogo constrói uma teoria daquilo que entra em um sociedade em especial, enquanto o etnógrafo trabalha para descobrir os princípios comuns entre diferentes sociedades.

Divisão

A etnologia apresenta duas divisões, a história e a pré-histórica. A etnologia histórica pesquisa as origens, costumes e instituições estabelecidas que estavam presentes nas tribos bárbaras. Isto se tornou possível com o uso de registros históricos. A etnologia pré-histórica relaciona-se às condições primitivas do homem, principalmente às deduções provenientes da evidência direta, uma vez que não existem registros do que realmente aconteceu. A etnografia não se empenha em discutir novas soluções que têm sido sugeridas pela antropologia.

Armas, instrumentos e outros implementos

A etnologia está centrada em investigar armas, instrumentos e outros implementos. Um grande número de etnólogos fez disto o centro de sua pesquisa e viaja em torno do globo em busca de ossos, dentes, pedras e outros instrumentos de interesse. Usam o lema "Ex ungue leonem", que pode significar a tentativa de discernir os princípios gerais pelo exame de um único item. Por outro lado, o trabalho do etnógrafo é somente classificar os detalhes referentes aos instrumentos e implementos escavados em função de sua história e distribuição geográfica para determinar se existia uma relação entre elas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media