Mais
×

A diferença entre etnografia e etnometodologia

Atualizado em 17 abril, 2017

Tanto a etnografia quanto a etnometodologia são termos encontrados na sociologia e antropologia e podem se referir a métodos de pesquisa. A etnometodologia é uma subdivisão da sociologia focada na forma com que os seres humanos constroem suas ordens sociais em diferentes sociedades. Já a etnografia é um método de pesquisa.

Tanto a etnografia quanto a etnometodologia são termos encontrados na sociologia e antropologia e podem se referir a métodos de pesquisa (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Etnografia

A etnografia é usada, principalmente, na antropologia cultural e, devido à sua natureza discreta, é o método mais usado para estudar como o ser humano se comporta. Ela permite que antropólogos e sociólogos estudem a ligação entre comportamento e cultura e como isso muda com o tempo. Uma etnografia é uma descrição altamente detalhada da vida social de determinados grupos.

Etnometodologia

A etnometodologia é uma abordagem alternativa, introduzida por Harold Garfinkel, para as pesquisas sociológicas. Ela se concentra nos métodos cotidianos realizados pelas pessoas. Ao se concentrar nos métodos que as pessoas empregam no seu cotidiano, a etnometodologia estuda o conhecimento e raciocínio de uma sociedade e como ela responde ao seu meio ambiente. Essa abordagem tem como objetivo descrever os métodos usadas na criação de uma ordem social.

Método de pesquisa

A maior diferença entre esses dois termos é que etnografia apresenta um método de pesquisa estruturado, diferente da etnometodologia. A coleta de informações dos etnógrafos é feita através de um processo chamado de "observação participante", na qual os pesquisadores entram o máximo possível na vida da cultura estudada. De acordo com o Departamento de Antropologia da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os detalhes das observações dos pesquisadores são registrados "no ponto de vista de um nativo", sem impor as suas próprias interpretações. Por outro lado, a etnometodologia não apresenta um método formal de pesquisa.

Campo de pesquisa

Outra grande diferença se encontra no fato que a etnometodologia é um campo de pesquisa. Ela é o estudo da metodologia, como as pessoas fazem suas decisões e como elas agem, além dos métodos que usam para criar uma ordem social. A etnografia não é um campo de pesquisa, mas sim, uma metodologia usada na sociologia. Por exemplo, um etnometodólogo usa a etnografia usada por sociólogos para estudar outras culturas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article