Mais
×

Diferença entre farinha de sêmola e de trigo

A farinha é um pó de grãos de cereais, sementes ou raízes. Ela é feita a partir da moagem, ou seja, o grão é moído entre rodas de aço ou pedras. Ao comprar farinha moída em pedra, isso significa que ela foi moída especificamente entre pedras. A farinha de trigo é simplesmente uma farinha que foi esbranquecida com um agente de branqueamento. A farinha de sêmola é uma farinha grossa, feita de trigo duro e mais áspero do que o trigo utilizado para a farinha de trigo.

A farinha de trigo e a farinha de semolina têm várias utilidades (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Farinha de trigo

A farinha de trigo, na verdade, refere-se a vários tipos de farinha: ela não tem um agente de fermentação e também é chamada de farinha para todos os fins; a farinha com fermento tem um agente químico de fermentação adicionado (bicarbonato de sódio) para criar produtos de panificação mais leves, e a farinha enriquecida significa que os nutrientes que foram perdidos durante o processo de refinação são adicionados novamente no produto final. A farinha de trigo, com a qual os consumidores estão mais familiarizados, é feita a partir do trigo. Ela pode ter um conteúdo de glúten alto ou baixo, dependendo da variedade do trigo utilizado.

Farinha de sêmola

A farinha de sêmola é feita com rolos de aço com sulcos. Eles quebram o amido dos grãos de trigo em pedaços grossos, que depois são moídos em farinha. O amido é a sêmola. Ela tem uma cor amarela e vem de uma variedade mais dura do trigo. A sêmola tem um teor muito elevado de glúten e a farinha tem uma quantidade substancial de proteína.

Usos para a farinha de trigo

A farinha de trigo para todos os fins é a farinha doméstica mais comum, pois é barata. Ela pode ser usada para uma grande variedade de propósitos e funciona especialmente bem para fazer biscoitos. A farinha de pão tem um alto teor de proteína, o que é bom para a fermentação do pão. A farinha de bolo é, evidentemente, utilizada para fazer bolos. Ela tem baixo teor de proteína, criando bolos macios e alguns biscoitos. A farinha para massas doces fica entre a categoria de farinha de trigo e farinha de bolo e é usada para fazer bolos, tortas e pastéis.

Usos para a farinha de sêmola

A sêmola pode ser misturada à farinha de trigo dura para fazer cuscuz. A sêmola não é moída tão finamente ao processar o cuscuz. Ela é mais frequentemente usada para fazer massas. Ela é mais resistente do que a farinha de trigo, então é mais adequada para fazer massas. A farinha de trigo, por outro lado, não é muito resistente quando usada em massas. A farinha de sêmola, quando usada em massas, também mantém sua forma na água. Ela pode ser polvilhada sobre uma superfície para evitar que a massa grude. A halva é uma sobremesa popular grega feita com sêmola, açúcar, manteiga, leite e nozes. No noroeste da Europa e na América do Norte, a sêmola é adoçada e fervida com leite para fazer pudim. Nos países escandinavos, ela é servida como mingau no café da manhã.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article