Conhecimento

Qual é a diferença entre fermentação e respiração celular?

Escrito por jack ori | Traduzido por randhal wendel
Qual é a diferença entre fermentação e respiração celular?

Diferença entre fermentação e respiração celular

cells 72 image by chrisharvey from Fotolia.com

Respiração celular refere-se a um processo através do qual as células convertem alimento em energia. Fermentação é uma reação química específica no ciclo respiratório. Acontece quando as células não têm acesso ao oxigênio, uma condição também conhecida como respiração anaeróbica. O processo de fermentação produz bem menos energia do que a respiração aeróbica ou à base de oxigênio.

Outras pessoas estão lendo

Glicólise e fermentação

Glicólise é o primeiro passo do ciclo respiratório. Ocorre tanto na respiração aeróbica quanto na anaeróbica. Durante a glicólise, moléculas de glicose são reduzidas a substâncias chamadas piruvato. Se houver oxigênio disponível, o piruvato é quebrado mais ainda e sofre muitas reações químicas para produzir uma grande quantidade de energia. Se não houver oxigênio disponível, o piruvato sofre o processo de fermentação, que produz uma pequena quantidade de energia juntamente com álcool ou ácido lático.

Fermentação e energia

Segundo o site Chemistry for Biologists, a fermentação gera aproximadamente dez por cento apenas da energia produzida na respiração aeróbica, suficiente para continuar a realizar glicólise. Organismos à base de oxigênio (como os seres humanos) podem sobreviver por um tempo muito limitado com a pequena quantidade de energia produzida na fermentação.

Fermentação e plantas

A fermentação é muito mais comum em plantas do que em animais. Nas plantas, o etanol é um dos produtos desejados da fermentação. Fabricantes de bebidas alcoólicas necessitam de ingredientes para fermentar e se obter o teor alcoólico das bebidas. Por exemplo, a cerveja é feita de grão fermentado.

Fermentação e exercício

Quando as pessoas se exercitam, normalmente consomem oxigênio mais rápido do que ele pode ser renovado. Por essa razão, as células musculares são capazes de praticar respiração anaeróbica temporária. Quando não há disponibilidade adequada de oxigênio devido a exercícios, as células musculares fermentam, produzindo ácido lático, que se acumula então nos músculos, causando cãibras, dor e fadiga.

Finalidade da respiração aeróbica

A respiração aeróbica fornece energia para a maioria dos órgãos e células nos seres humanos. A grande quantidade de energia gerada permite os músculos vitais, como o coração, e os músculos respiratórios involuntários, continuarem funcionando. A respiração aeróbica é necessária também para as funções cerebrais, bem como para o movimento dos músculos voluntários.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media