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Diferença entre flexões abertas e fechadas

Atualizado em 17 abril, 2017

A flexão é um dos exercícios para o peitoral mais eficaz e permite trabalhá-lo de várias maneiras. Os grandes músculos peitorais podem ser treinados a partir de vários ângulos, alterando a postura de flexão. O posicionamento da mão afeta particularmente a forma como os peitorais são trabalhados durante o exercício. Um posicionamento aberto ou fechado dos braços trabalha o peitoral de diferentes formas, sendo um deles mais eficaz do que o outro.

As flexões abertas trabalham a parte externa do peito (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Braço aberto

Uma flexão aberta foca a concentração da resistência durante o exercício na parte exterior do peitoral. Essa posição pressiona os braços para fora e para longe do corpo. Gire as mãos ligeiramente para fora, para apoiar a força da decida e tirar um pouco da pressão sobre os pulsos. Normalmente, em uma flexão tradicional, as mãos são posicionadas em linha reta e não em ângulo. Ao dobrar na altura do cotovelo, desça o máximo possível, embora seja improvável fazer isso em uma flexão tradicional. Inspire na descida e expire na subida.

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Braço fechado

A flexão fechada desloca a concentração da resistência na parte interior do peitoral. Pesquisas comprovam que flexões fechadas resultam em maior ativação muscular do que as flexões abertas. As flexões fechadas são normalmente realizadas com as mãos ligeiramente viradas para dentro e com os polegares estendidos, com os dedos indicadores e polegares formando um triângulo. Ao dobrar os cotovelos para abaixar, mantenha os braços juntos ao corpo e dobre os cotovelos. A flexão fechada deve ser o mais compacta possível, em outras palavras, o oposto de uma flexão aberta.

Flexão assistida

Ambas as flexões exigem boa resistência superior do corpo para serem executadas. Não sinta-se desanimado caso não consiga fazê-las nas primeiras vezes. É possível fazer ambas as variações em uma posição assistida. Uma flexão assistida simplesmente significa que os joelhos, e não os pés, tocam o chão. Usar os joelhos em vez dos pés reduz a resistência que a parte superior do corpo tem que suportar. Verifique se o tronco e as coxas se alinham nesta posição. Cruze e enrole as pernas para cima e assuma uma posição para fazer uma flexão aberta ou fechada.

Aumento da resistência

Caso as flexões abertas e fechadas realizadas no chão não representem um desafio grande o suficiente, é possível aumentar a resistência de várias maneiras. Posicione as pernas em uma bola de exercícios para levantar a parte inferior do corpo. Isto força mais peso para baixo que os peitorais terão de suportar. Uma bola de exercícios também é instável, o que exige que seus músculos trabalhem mais para manter o equilíbrio do corpo. Caso seja muito difícil, coloque os pés sobre um objeto resistente, como um banco para exercícios ou uma cadeira.

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Referências

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