A diferença entre fundamentação conceitual e teórica

Escrito por david stewart | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre fundamentação conceitual e teórica
A fundamentação se baseia, em parte, em pesquisas bibliográficas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Qualquer tema de pesquisa pode ser abordado a partir de diversas perspectivas. Apesar disso, o pesquisador não pode adotar simultaneamente todos os pontos de vista. Deve explicitar a estrutura lógica que a pesquisa irá seguir, estabelecendo as áreas principais que serão examinadas: é a chamada fundamentação da pesquisa, que ajuda o pesquisador a manter o foco no trabalho, podendo ser teórica ou conceitual.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Se existe um tema a ser pesquisado, existem também as teorias a ele associadas. Estas teorias são observações generalizadas do próprio pesquisador ou teorias bem estabelecidas propostas pelos seus antecessores. Uma fundamentação baseada na teoria é chamada de fundamentação teórica e consiste num conjunto coerente de ideias e modelos. Ela estabelece o ponto de vista ou a perspectiva a partir da qual o pesquisador enxerga o problema. A fundamentação conceitual é usada pelos pesquisadores para guiar a investigação e posicionar a pesquisa em relação à literatura relevante na área. A fundamentação conceitual pode resumir as principais variáveis dependentes e independentes da pesquisa, além das relações entre elas. A fundamentação conceitual é a operacionalização da fundamentação teórica.

Objetivos

O objetivo de se criar uma fundamentação teórica é definir uma estrutura ampla dentro da qual o pesquisador possa trabalhar. Ela aumenta a clareza do trabalho e ajuda o pesquisador a acelerar o processo, atentando-se apenas para as informações que se encaixam na fundamentação teórica, sem tentar elaborar todos os dados que encontra sobre o assunto. O principal objetivo da fundamentação conceitual é ajudar o pesquisador a direcionar seus esforços. A fundamentação conceitual identifica as ferramentas e os métodos que podem ser usados para que a investigação tenha efetividade.

Componentes

A fundamentação teórica busca teorias consolidadas a respeito de qualquer tema de pesquisa. A fundamentação conceitual é a ideia do pesquisador a respeito de como o problema de pesquisa pode ser explorado, de acordo com as teorias explicitadas na fundamentação teórica. A fundamentação teórica vê as relações gerais no interior de um fenômeno, enquanto a fundamentação conceitual explicita os métodos para se estudar a relação entre as variáveis específicas identificadas no tema da pesquisa. A fundamentação conceitual proporciona à pesquisa uma direção que não existia na fundamentação teórica, ajudando a decidir quais ferramentas e métodos podem ser empregados na investigação.

Escopo

A fundamentação teórica é mais abrangente e preocupa-se com o contexto mais amplo. Por exemplo, um exemplo de fundamentação teórica pode ser "A alimentação afeta a saúde", um tema amplo. A fundamentação conceitual é mais específica e estabelece as variáveis específicas que serão exploradas na investigação. Nesse exemplo, a fundamentação conceitual pode incluir alimentos específicos e sua relação com problemas de saúde específicos, como pressão alta e diabetes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível