Conhecimento

Diferença entre galinha e galo

Escrito por diana david | Traduzido por daniel tamayo
Diferença entre galinha e galo

A aparência física é a diferença mais marcante entre galinha e galo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Galos e galinhas tem diferenças comportamentais que permitem classificá-los, porém, o jeito mais fácil de diferenciar entre um e outro é a aparência física. Existem diferenças nas penas, crista, rabo e pescoço, no tamanho geral do corpo, da carúncula e das patas. Em algumas raças, as diferenças são menores, mas existem. Em todas, o comportamento é sempre diferente. Porém, a característica mais marcante que separa galinhas e galos é que as primeiras botam ovos, enquanto os galos não.

Outras pessoas estão lendo

Comportamento

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maior diferença de comportamento entre galos e galinhas é que os primeiros cantam. Os frangos podem começar a cantar antes de desenvolverem as características físicas o suficiente para se notar a diferença entre os gêneros. Além disso, galos são agressivos e animados, enquanto as galinhas são reservadas, menos ativas e tímidas. O galo também tende a ser mais amigável aos humanos do que a galinha.

Tamanho

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O galo é mais alto e esguio que a galinha, que tem uma aparência mais atarracada, pequena. O tamanho e porte do galo não só determinam o macho dominante do bando, como também desempenha um fator importante na hora do acasalamento. As galinhas escolhem os galos maiores, com porte mais impressionante e colorido.

Crista e carúncula

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os galos mostram suas cristas e carúnculas durante a corte, por isso essas feições devem ser maiores e com cores mais vibrantes que as da galinha. Um galo dominante também tem uma crista maior que os outros galos do bando, e uma galinha com uma carúncula maior também é a dominante, e melhor botadora de ovos.

Penas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Como em muitas espécies, os machos desenvolvem cores brilhantes que usam para atrair as fêmeas durante a corte. Os galos tem caudas longas e esvoaçantes que eles levantam e abrem ao caminhar em frente a uma fêmea, enquanto as caudas das galinhas são menores e em cores apagadas. As cores do corpo do galo são brilhantes e vibrantes, comparadas com as galinhas, que tendem a ter uma plumagem de tom apagado, pálido. Eles também se diferenciam pelo tamanho e forma das penas do pescoço. O galo tem penas finas e pontudas, enquanto as das galinhas são maiores e arredondadas.

Patas

Não só as patas dos galos são maiores que as das galinhas, como também eles têm esporas localizadas na parte interna das patas, que as galinhas não têm. Essa espora é uma projeção óssea em forma de cone que cresce continuamente, da mesma forma que uma unha humana. Os galos usam essa espora como arma durante uma luta. Muitos criadores de frangos domésticos mandam remover as esporas para proteger o bando de machucar a si mesmo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media