×
Loading ...

Diferença entre gel, creme e pomada

Atualizado em 21 novembro, 2016

Produtos como cremes, pomadas e géis são efetivos em tratar problemas na pele. Mesmo alguns tendo ingredientes similares, a quantidade de cada ingrediente varia por produto. Cremes, géis e pomadas também dão diferentes resultados quando aplicados na pele. Saber o que separa eles pode ajudar a decidir qual é o melhor para cuidar de sua pele.

Cremes, géis e pomadas têm ingredientes similares, mas trabalham de forma diferente (eincremen image by Patrizier-Design from Fotolia.com)

Ingredientes

Cremes e géis são a base de água, enquanto pomadas são a base de óleo. Alguns cremes não possuem óleo, mas outros cremes e pomadas contêm uma mistura de óleo, água e agentes para engrossá-los. Os óleos usados tanto nos cremes quanto nas pomadas são linoleicos ou petrolatos, mas pomadas contêm uma maior concentração de óleo. Géis são feitos de água e agentes engrossadores, como polímeros ou polissacarídeos. Géis são normalmente feitos sem óleo, mas alguns podem ter uma pequena quantidade de óleo.

Loading...

Absorção

Pomadas são referidas como "oclusivas" pois, quando aplicadas à pele, deixam uma camada de óleo na superfície da pele. Isto prende a umidade na pele para impedir que ela se seque. Cremes são facilmente absorvidos e deixam para trás uma fina camada de óleo e agentes engrossadores para ajudar a manter a umidade lá. Géis também são absorvidos pela pele facilmente e deixam apenas uma fina camada de agente engrossador.

Textura e aparência

Cremes geralmente são grossos e de cor branca, mas também podem ser pintados com ingredientes naturais ou sintéticos. Eles geralmente não são detectados na pele pois não deixam uma camada grossa. Pomadas são geralmente grossas, transparentes e gordurosas, e podem ficar brilhantes quando aplicadas na pele. Géis são geralmente transparentes ou semi-opacos, mas também podem ser pintados. Geralmente não são visíveis na pele pois são bem absorvidos.

Usos

Pomadas geralmente são melhores para peles secas, pois é gordurosa e oleosa, mas ela geralmente não são usadas em produtos para o rosto por essas qualidades. Cremes e géis são melhores para peles oleosas porque eles não contêm muito óleo e são absorvidos facilmente pela pele. Eles também se espalham facilmente, então são melhores para tratar grandes áreas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...