Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar

Escrito por delana lefevers | Traduzido por priscila pedroso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
Primeiros sintomas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Você sente uma contração em seu estômago e em seguida outra. Em breve, estará preso no banheiro com diarreia e vômitos que parecem durar para sempre. É óbvio que há algo errado, mas como saber se os sintomas são causados por uma infecção viral ou por uma carne mal passada do almoço? Os sintomas das duas são semelhantes e com bastante observação você pode ser capaz de definir exatamente o que está acontecendo no seu estômago.

Outras pessoas estão lendo

Infecção estomacal

A dor comumente conhecida como gripe de estômago ou vírus estomacal é na verdade gastroenterite viral, que é contraída após o contato com vírus como o adenovírus, astrovírus, norovírus e rotavírus. A infecção intestinal geralmente não é grave e as pessoas saudáveis ​​tendem a se recuperar entre um a dez dias.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
Pessoa com primeiros sintomas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sintomas de vírus estomacais

Os sintomas do vírus estomacal não aparecem imediatamente após a ingestão de um determinado alimento e podem levar vários dias para se desenvolverem após a exposição ao vírus. Ele é caracterizado por vários sintomas, alguns dos mais comuns são diarreia sem sangue, flatulência, dor abdominal, náuseas, vômitos, dores musculares e febre baixa.

Você deve procurar um médico?

Não há muito que fazer sobre a gastroenterite viral, então a melhor coisa é deixar que passe sozinha. Entretanto, se houver febre alta, sangue nas fezes, vômito ou se de repente os sintomas se agravarem, é hora de procurar um médico. Pode ser algo pior do que um simples caso de gripe de estômago. Consulte o seu médico também se tiver diarreia por mais de 24 horas ou começar a sentir sintomas de desidratação.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
O médico ajudará a identificar a causa dos sintomas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar ocorre com a ingestão de algo contaminado com organismos infecciosos. Vírus, bactérias e parasitas são os mais comuns. Tipos de intoxicação alimentar com menor potencial letal dependem do tipo de contaminação e da saúde da pessoa em geral.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
A carne crua pode conter organismos infecciosos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sintomas da intoxicação alimentar

Os sintomas de intoxicação alimentar são semelhantes aos da gastroenterite viral e podem ser frequentemente confundidos. A intoxicação alimentar também envolve náuseas, vômitos, diarreia, flatulência, febre baixa, dor abdominal, cólicas, fraqueza e tremores e, em alguns casos, desmaios.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
Carne mal passada (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Devo procurar um médico?

Assim como a gastroenterite viral, a intoxicação alimentar nem sempre exige a visita ao médico. No entanto, se você suspeitar que ela é a causa dos seus sintomas, é melhor prevenir do que remediar. Se eles persistirem por alguns dias, piorarem, se de repente a febre ficar acima de 40 graus, se perceber sinais de sangue nas fezes ou vômito ou se desenvolver sinais de desidratação, consulte um médico.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
Se os sintomas se agravarem, procure um médico (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Como saber a diferença

É extremamente difícil identificar com certeza se é um vírus estomacal ou intoxicação alimentar sem uma ajuda profissional. Se os sintomas não melhorarem em alguns dias e você estiver preocupado, consulte o médico e ele poderá realizar exames para verificar a causa.

Ele pedirá um relatório dos seus sintomas, quando eles iniciaram e sua gravidade. Se por exemplo, você lembrar o que comeu pouco antes de ficar doente, essa informação poderá ajudar o médico a determinar os motivos do mal estar. Caso haja necessidade de realizar mais exames, pode ser necessário retirar uma amostra de sangue para identificação de certos vírus ou uma amostra de fezes para verificação da presença de parasitas.

Algumas causas de intoxicação alimentar não são identificadas, portanto não se surpreenda se o doutor mandá-lo de volta para casa com instruções para que repouse e beba bastante líquido até que os sintomas desapareçam.

Qual a diferença entre infecção estomacal e intoxicação alimentar
Descanse e beba bastante líquido (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível