on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A diferença entre insetos e aranhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Artrópodes são animais invertebrados, como os insetos, que pertencem à classe Insecta. Essa classe é dividida em subgrupos, um deles é o hemiptera, que também é conhecido como insetos verdadeiros. Outro tipo de invertebrado é a aranha, que faz parte da família Aracnídea. Há várias diferenças físicas e comportamentais entre insetos e aranhas.

Os insetos podem ser encontrados em grupos, enquanto as aranhas vivem sozinhas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Classificação

A classificação de artrópodes é dividida em cinco grupos: trilobitomorfa, chelicerata, myriapoda, hexapoda e crustáceos. Um dos grupos, hexapoda, possui os insecta como subclasse. Todos os insetos são agrupados em subclasses. As aranhas são encontradas entre o grupo chelicerata, que é dividido em várias subclasses, uma das quais é a aracnídea. Nela encontram-se aranhas, escorpiões e ácaros. Logo, a aranha é um dos tipos de aracnídeos, enquanto os insetos tratam-se de milhões de subespécies, incluindo abelhas, moscas e mariposas.

Loading...

Patas, asas e partes sensoriais

Uma diferença clara entre insetos e aranhas é o número de patas. Insetos possuem seis, enquanto as aranhas possuem oito. A maioria dos insetos possui asas, sendo que não há nenhuma aranha que tenha asas. Além disso, insetos possuem duas antenas que atuam como sensores auxiliares, ao contrário das aranhas, que, ao invés disso, fazem uso da sensibilidade de seus pelos nas patas para sentir vibrações, sons e fragrâncias. Algumas espécies de aranha usam as patas dianteiras como antenas.

Os insetos possuem antenas que são usadas como sensores auxiliares (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Corpo

Todos os insetos possuem o corpo dividido em três partes, sendo elas cabeça, tórax e abdômen. As patas e asas são presas ao tórax. O corpo de uma aranha é divido em duas partes: o cefalotórax e o abdômen. Diferentemente dos insetos, a cabeça e o tórax se constituem em apenas uma parte do corpo. O abdômen e o cefalotórax são unidos por uma cintura fina, que confere uma movimentação livre para o abdômen.

O corpo de uma aranha é dividido em dois, enquanto o de um inseto é em três (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dieta

A dieta de um inseto é diferente da de uma aranha. Insetos possuem uma ampla variedade de alimentos, dependendo da espécie. Eles comem raízes, folhas, caules, sementes, frutas, animais mortos, adubo e o sangue de animais grandes. Alguns insetos até mesmo comem papel, algodão e plástico. As aranhas são predadores de insetos, algumas espécies maiores comem até mesmo ratos e pequenos sapos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...