Diferença entre junções gap e plasmodesmos

Escrito por emma francesca | Traduzido por vinícius rodovalho
Diferença entre junções gap e plasmodesmos
As células de uma folha estão conectadas por plasmodesmos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um organismo multicelular pode ser composto por centenas a trilhões de células. Cada uma delas contém as organelas e outros componentes necessários para realizar todas as suas funções vitais. Contudo, as células não funcionam isoladamente, havendo a necessidade de se conectarem. Também é essencial ao organismo que suas células sejam capazes de se comunicar e responder umas às outras. As junções gap e os plasmodesmos auxiliam nessa função em células animais e vegetais, respectivamente.

Estrutura das células animais e vegetais

As células animais e vegetais são eucarióticas e possuem muitos componentes em comum. Ambas são revestidas por uma membrana plasmática ou bicamada lipídica. Além dos componentes celulares típicos, como núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, ribossomos e complexo de Golgi, as células vegetais também possuem cloroplastos e uma parede celular rígida. Composta por celulose, hemicelulose e outros polissacarídeos, a parede celular tem localização externa à membrana plasmática e pode ter 0,1 µm ou mais de espessura.

Conexão entre células

Em células animais, existem diferentes tipos de conexões ou junções intercelulares, que podem ter papéis diferentes ou mesmo opostos. Algumas delas servem para vedar células e impedir a troca de material entre elas, algumas auxiliam na adesão das células entre si ou à matriz extracelular e outras permitem a troca de sinais químicos e elétricos diretamente entre as células, como as junções gap. Os plasmodesmos das células vegetais, por sua vez, desempenham uma função comunicante semelhante à das junções gap.

Junções gap

A junção gap é um canal proteico que se forma entre as membranas plasmáticas de duas células. Uma subunidade proteica, chamada conexina, penetra na membrana plasmática de cada célula e, em seguida, une-se a outras conexinas. Forma-se um canal proteico contínuo entre o citoplasma de duas células, grande o suficiente para que íons e pequenas moléculas passem diretamente de uma célula para outra.

Plasmodesmos

Os plasmodesmos são estruturalmente diferentes das junções gap, mas possuem essencialmente a mesma função. Cada plasmodesmo é um canal entre duas células vegetais que passa através da parede celular. Ao contrário das junções gap, em um plasmodesmo a membrana plasmática de uma célula é contínua com a de outra, formando uma passagem estreita entre elas. Assim, o citoplasma de ambas as células é conectado e pequenas moléculas podem ser transportadas de uma célula para outra. Uma estrutura chamada desmotúbulo também é comumente encontrada em um plasmodesmo -- ela se conecta e é contínua ao retículo endoplasmático liso de ambas as células.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível