×
Loading ...

A diferença entre largura de banda e taxa de transferência de dados

Atualizado em 20 julho, 2017

Ao pesquisar por servidores para seu site, você pode se deparar com os termos largura de banda e taxa de transferência de dados sendo usados com frequêcia. Embora estejam relacionados, eles referem-se a duas medidas muitos diferentes quando se trata de comunicações da internet. Entender as diferenças fará com que você possa fazer a melhor escolha ao decidir por soluções de hospedagem para seu site.

A taxa de transferência de dados e largura de banda são como a água e um cano (Bamboo pipe with water drop image by Suezanne Sites from Fotolia.com)

Largura de banda

Segundo especialistas, a largura de banda é o número máximo de dados que podem ser transferidos em um determinado período de tempo. Na maioria dos casos, um site é hospedado em um servidor compartilhado com outros sites. Assim, a largura de banda será dividida entre todos os sites que estejam hospedados no mesmo servidor.

Loading...

Taxa de transferência de dados

A taxa de transferência de dados é a quantidade real de dados que são passados de um local para outro dentro de um período de tempo. Para os serviços de hospedagem, essa taxa são normalmente limitadas, dependendo do plano escolhido. Algumas empresas de hospedagem oferecem taxa de transferência ilimitada. No entanto, isso pode não ser totalmente verdade, levando em conta a forma como a taxa de transferência de dados e a largura de banda estão relacionadas.

Relação

A melhor maneira de entender a relação entre largura de banda a taxa de transferência é pensar em um cano de água. Em uma loja de materiais de construção, você pode encontrar um cano de 3 cm ou de 1,5 cm. A largura do cano (ou largura de banda) determina a quantidade máxima de água que pode fluir através dele de uma só vez. Enquanto isso, a quantidade real de água que passa pelo cano (ou taxa de transferência de dados) pode não alcançar o potencial máximo suportado por ele em um determinado momento. Em um ambiente de hospedagem compartilhado, a largura de banda pode variar, dependendo da quantidade de uso de outros sites no mesmo servidor. A taxa máxima de transferência de dados será limitada pela largura de banda máxima atribuída ao seu site, o que, por sua vez, limita também a transferência de dados "ilimitada" de certos planos oferecidos por empresas de hospedagem.

Medições

Para a hospedagem na web, a largura de banda é normalmente medida em bits ou bytes por segundo. Já a taxa de transferência de dados, por sua vez, geralmente é medida ao longo de cada mês. Como resultado, a taxa de transferência é representada em medidas maiores, como megabytes (MB) ou gigabytes (GB), mas também podem ser medidas em bytes ou kilobytes (KB).

Conceitos errôneos

Alguns acreditam que, quanto maior a taxa de transferência de dados, mais rápido será o tempo de carregamento de seus sites. Existem diversos fatores que podem afetar o tempo de carregamento de uma página, incluindo o tamanho dos arquivos de imagens, vídeos e quantidade de códigos a ser processada. Quando chega ao servidor, a largura de banda determinará primeiramente o tempo de carregamento de um site. Se cinco visitantes acessarem a página ao mesmo tempo, a largura de banda será dividida entre essas cinco pessoas, aumentando o tempo necessário para carregar as páginas. Portanto, ao escolher um plano de hospedagem para seu site, leve em consideração tanto a largura de banda quanto a taxa máxima de transferência de dados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...