A diferença entre lêndeas e ovos de piolho

Escrito por elizabeth jennings | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre lêndeas e ovos de piolho
As crianças tem inclinação a ter piolhos (children image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Piolhos afetam pessoas de todas as idades e classe social. As crianças estão mais inclinadas a ter infestações de piolhos, devido ao contato frequente e próximo com outras crianças. Os piolhos são insetos parasitas e altamente contagiosos, fáceis de não serem vistos em inspeções do couro cabeludo. Eles são geralmente encontrados perto do couro cabeludo, mas também podem infectar as sobrancelhas, cílios e pelos pubianos. Os seus ovos são diferentes de lêndeas, pois um ovo contém um embrião que ainda não nasceu, enquanto a lêndea é um ovo que já eclodiu.

Outras pessoas estão lendo

Cor

Ovos de piolho que ainda não eclodiram têm cores claras assim que são colocados - amarelo ou cinza. Logo antes de eclodirem eles se tornam mais escuros, às vezes descritos como um tom "cor de café". Depois que eclodem (e se tornam lêndeas) eles parecem brancos. A não ser pela cor, é praticamente impossível dizer a diferença de um ovo e uma lêndea sem um microscópio.

Transmissão

Como os ovos de piolho contêm embriões que possam nascer, a transmissão é possível. Como lêndeas não contêm qualquer componente ou material que possa vir a se tornar um piolho vivo, a transmissão não é possível. Entretanto, os ovos e as lêndeas geralmente se mantêm no cabelo da pessoa infectada. As infestações geralmente ocorrem pela transferência de piolhos adultos.

Diagnóstico da infestação

Em uma inspeção, as lêndeas têm mais chances de serem confundidas com caspas do que os ovos, devido a sua coloração branca. Isso pode levar a um diagnóstico errado mesmo por profissionais treinados. Os pais ou responsáveis ficam sabendo que seus filhos estão com piolho, quando na verdade o que eles têm é caspa (um "falso positivo"), o que faz com que passem por um tratamento capilar desnecessário. Um diagnóstico errado sobre a infestação de piolho (um "falso negativo") pode ser ainda pior. Piolhos não carregam doenças, mas podem causar coceira intensa e, consequentemente, levar a infecções.

Tratamento

Tecnicamente, o tratamento para lêndeas, ao contrário dos ovos, não é necessário, já que são apenas a casca dos ovos. Entretanto, elas precisam ser retiradas do cabelo com um pente especial (fino), pois o "grude" do piolho é notoriamente forte e resistente a shampoos e tratamentos. Os métodos de tratamento não mudam tanto; sejam as lêndeas ou os ovos identificados ou não, é provável que já existam ovos, lêndeas e piolhos adultos no momento em que a infestação for descoberta. Além disso, os piolhos menores e imaturos são dificilmente diferenciados dos ovos, fazendo com que os diagnósticos sejam mais difíceis. A maioria dos médicos trata todos os estágios do ciclo de vida do piolho.

Terminologia

Os termos "ovo de piolho" e "lêndea" muitas vezes são utilizados como sinônimos, ainda que incorretamente, pela literatura médica. Lembre-se disso quando ler as instruções dos tratamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível