Mais
×

A diferença entre um livro-razão e um balancete

Atualizado em 23 março, 2017

As regras contábeis, como os regulamentos da Comissão de Câmbio e Valores Mobiliários, exigem que uma empresa elabore e informe suas demonstrações financeiras ao final de cada trimestre e do ano. Os executivos seniores de uma empresa utilizam as informações dos balancetes e do livro-razão para analisar os dados operacionais.

O livro-razão e o balancete são ferramentas de gerenciamento contábil (accounts image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Definição de livro-razão

Um livro-razão é uma ferramenta fundamental para relatórios financeiros e contabilidade financeira. Ele ajuda um contador a registrar as transações operacionais por meio dos débitos e créditos das contas financeiras. Essas contas incluem patrimônio, receitas, despesas, passivos e ativos.

Importância

Um livro-razão é importante para os mecanismos de relatórios corporativos. Todos os dados contábeis corporativos são provenientes dos livros-razão, que podem ter um ou mais livros-razão auxiliares, também chamados de livros detalhados subsidiários.

Definição de balancete

Um balancete é um relatório contábil que ajuda os contadores a garantir que os valores de débito sejam equivalentes aos de crédito nas demonstrações financeiras. Em outras palavras, um balancete é o principal documento que confirma se o patrimônio total de ativos é equivalente ao de passivos.

Função

O chefe de um departamento utiliza um balancete para garantir que os registros contábeis sejam precisos e estejam em conformidade com as regras contábeis de débito e crédito. Um contador debita uma conta de receita para reduzir seu valor e credita essa mesma conta para aumentar o seu saldo. O mesmo processo também ocorre para as contas de ativos e passivos.

Livro-razão versus balancete

Um livro-razão é diferente de um balancete. No entanto, os dois documentos são interrelacionados, já que todas as informações dos balancetes são provenientes do livro-razão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article