×
Loading ...

Diferença entre livros de romance e de ficção

Atualizado em 23 março, 2017

O romance é um tipo de ficção. Em geral, será uma longa narração de uma história escrita em prosa (escrita comum) ao contrário da escrita em verso, com palavras medidas. A ficção pinta quadros com palavras usando a imaginação do autor como inspiração em vez de uma releitura dos fatos.

O romance é um tipo de ficção (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não-ficção e ficção

As obras de ficção podem ser classificadas com base no seu estilo e extensão da obra. A ficção é escrita baseada na imaginação e na invenção de uma história, personagens e/ou pano de fundo do autor. A não-ficção, ao contrário, é um relato dos fatos da realidade. As obras de não-ficção são escritas com base na verdade do fato, da pessoa, dos eventos, locais ou coisas.

Loading...

Romances

Romances, romances curtos e novelas todos têm o mesmo assunto em questão, mas podem ser divididos em categorias em termos de quantidade de palavras. Romances podem ter inúmeros conflitos, tramas e capítulos, e geralmente têm mais de 40.000 palavras.

Novelas

Novelas são muito mais compactas, com poucos conflitos e, às vezes, nem são dividida por capítulos. As novelas devem ser lidas em uma única sessão para o efeito completo. Novelas geralmente têm entre 17.500 e pouco menos de 40.000 palavras.

Romances curtos

Um romance curto geralmente tem entre 7.500 e 17.499 palavras. Alguns profissionais da indústria acreditam que romances curtos e novelas são sinônimos. A maior parte das distinções será feita pelas regras de contagem de palavras de concursos de redação e, portanto, a variação será bastante ampla.

Romance em cadeia ou em mosaico

Como os títulos sugerem, um romance em cadeia ou em mosaico é uma série de histórias curtas que partilham caracteres e/ou configurações comuns. Embora as histórias sejam completas em si mesmas e em geral sejam de diferentes autores, elas compartilham algo em comum.

Romance vivo ou webserie

Os romances vivos dão ao leitor o gosto de toda uma história e são destinados a manter o leitor acompanhando a trama, de forma continuada. As webseries usam exclusivamente a internet como meio de transmissão, seja através de um site ou via e-mail.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...