Mais
×

Diferença entre lixas de óxido de alumínio e carbeto de silício

As lixas são tipos de papéis aos quais é impregnada areia ou outro material abrasivo. Os discos de lixa são semelhantes às lixas tradicionais, mas têm um suporte mais resistente ao invés de papel e são fabricados para o uso em lixadeiras giratórias de disco. Vários abrasivos são utilizados na fabricação de discos de lixa, como granada, carbeto de silício e óxido de alumínio. A compreensão das diferenças entre esses tipos permite o uso do disco apropriado para o material a ser lixado.

Os discos de lixa podem ser cobertos por diferentes tipos de abravisos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Composição

O óxido de alumínio, também chamado de corindon, é uma rocha de ocorrência natural. O alumínio é normalmente encontrado em esmeraldas e rubis, e algumas variedades desses minerais são usados na fabricação de discos de lixa de óxido de alumínio de alta qualidade. Já o carbeto de silício é uma mistura de areia, sal-gema e coque, uma forma de carvão. Essa mistura é aquecida em uma fornalha até que derreta.

Friabilidade

A friabilidade é uma medida da facilidade das partículas de sofrerem fraturas quando o disco é usado. O óxido de alumínio é mais friável do que o carbeto de silício. Quando as partículas sofrem fraturas, arestas afiadas e microscópicas são formadas. Portanto, o óxido de alumínio tem capacidade de auto-afiação enquanto o disco é usado. O mesmo não acontece com o carbeto de silício, por ser menos friável.

Desgaste

O carbeto de silício é mais duro e quebradiço do que o óxido de alumínio. Devido ao seu caráter friável e quebradiço, o carbeto de silício desgasta-se mais rapidamente do que o óxido de alumínio, quando usado no polimento de materiais macios. No polimento de materiais mais duros, o óxido de alumínio é desgastado mais rapidamente, já que é mais macio do que o carbeto de silício.

Intenção de uso

Cada tipo de lixa pode ser utilizada em diferentes materiais, mas se for utilizado um tipo menos adequado para o polimento de determinado material, o disco pode ser desgastado e perder o corte mais rapidamente. Use carbeto de silício para o polimento de metais, plásticos e outras substâncias duras, como fibra de vidro. Use óxido de alumínio em substâncias mais macias, como madeira, plásticos moles e materiais como estanho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article