A diferença entre metaconglomerado e conglomerado

Escrito por mitchell land | Traduzido por katia fortuna
A diferença entre metaconglomerado e conglomerado
Conheça a diferença entre metaconglomerado e conglomerado (Darrin Klimek/Photodisc/Getty Images)

Rochas conglomeradas e metaconglomeradas começam como partículas de rocha e areia coletadas no sedimento de córregos, rios ou oceanos. Conglomerado é um tipo de rocha sedimentar que pode se tornar metaconglomerado através de eventos geológicos, tais como colisões ou subducção de placas tectônicas. Conglomerados e metaconglomerados diferem em características físicas e de formação.

Composição

Tanto as pedras conglomeradas quanto as metaconglomeradas contêm os mesmos componentes, embora o processo de metamorfismo possa alongar ou deformar as rochas originais. A rocha com uma quantidade elevada de sílica e silicatos, que é feita de material de pedra preexistentes é referida como siliciclástica. Rochas conglomeradas são uma mistura de grãos grandes e pequenos e são rochas sedimentares siliciclásticas. Também é constituída por pequenas partes de rochas mantidas juntas por uma matriz granular. A rocha metaconglomerada é feita dos mesmos componentes, mas foi submetida a um ou mais diferentes tipos de metamorfismo.

Formação

A rocha conglomerada é formada pela solidificação de sedimentos soltos, o que pode acontecer através de compactação, cimentação e desidratação. Conforme os sedimentos se acumulam, seu peso compacta as camadas por baixo e a pressão cimenta as partículas de rocha que foram depositadas no sedimento. Pedras siliciclásticas se formam quando os sedimentos são derivados da erosão de rochas preexistentes. Este tipo de rocha geralmente é formada em rios, córregos ou ambientes marinhos rasos que, efetivamente, corroem os pequenos pedaços de rocha em seixos arredondados. Rochas conglomeradas são formadas neste método antes de tornar-se rocha metaconglomeradas.

Metamorfismo

Mudanças metamórficas em rochas podem ocorrer por causa da pressão, calor ou fluidos químicos. Em profundidades de 5 km a 40 km, o metamorfismo regional é causado por um aumento de pressão e temperatura. O metamorfismo de contato ocorre quando a lava ou magma entra em contato com outras rochas. A rocha conglomerada é alterada para metaconglomerada através do contato ou por processos metamórficos regionais. Durante esses processos, existem mudanças na textura e mineralogia da rocha através de compactação e recristalização. O metamorfismo aumenta a densidade da rocha conglomerada original, compactando os grãos, e também pode alterar a cor com interação mineral.

Características

Rochas conglomeradas são caracterizadas pela presença de seixos, pedras ou pedregulhos arredondados que são cercados por uma matriz. A matriz é constituída por areia ou lodo e cimenta a rocha. A rocha conglomerada é feita de seixos arredondados pela erosão -- se contiver peças angulares, então ela é chamada de brecha. Em rochas metaconglomeradas, as pedras originais podem ser esticadas ou achatadas. A rocha metamórfica é mais densa e não pode ser facilmente quebrada.