Qual é a diferença entre o molho de soja e o molho inglês?

Escrito por patricia telesco | Traduzido por brenda aureliano gomes
Qual é a diferença entre o molho de soja e o molho inglês?
O molho de soja frequentemente é usado como substituo do molho inglês na culinária e vice-versa (Photodisc/Valueline/Getty Images)

O molho inglês o molho de soja são condimentos comumente encontrados em prateleiras de supermercado ao redor do mundo, e são substituíveis entre si. Essa opção é particularmente útil para vegetarianos, já que a lista de ingredientes do molho inglês inclui anchovas. Da mesma forma, pessoas com alergia à soja podem optar pelo molho inglês para realçar o sabor de um prato, embora os dois produtos sejam bastante diferentes um do outro.

História

Os molhos de soja e inglês possuem duas histórias bem diferentes. Quando a popularidade do budismo cresceu na Ásia, surgiu a necessidade de temperos vegetarianos. A versão original do molho de soja era simplesmente uma pasta feita com grãos fermentados. Um sacerdote posteriormente alterou a mistura utilizando grãos de soja e trigo. Finalmente, no início dos anos 1600, Maki Shige, fugindo de casa durante uma invasão, passou a viver em Noda, onde aprendeu a fabricar o molho de soja como conhecemos hoje.

Em comparação, o molho inglês começou a ser vendido em 1837 e teve origem na Índia. Lea & Perrins, uma empresa alimentícia com base no Reino Unido, vendia o produto em lojas e também encorajava o uso do molho em navios de passageiros. O produto ganhou popularidade, e a companhia começou a exportá-lo por todo o mundo.

Componentes

Os ingredientes do molho inglês possuem pouco em comum com os do molho de soja. Esse último é feito com sementes de soja trituradas, trigo, enzimas e sal, fermentados juntos por aproximadamente seis meses. O resultado é um sabor salgado e doce e uma consistência bem leve.

Os ingredientes do molho inglês incluem anchovas, vinagre, cebola, melaço, cravo-da-índia, extrato de pimenta, xarope de milho, alho e tamarindo, o que lhe confere um aroma distinto. O único ingrediente que ambos os molhos possuem em comum é o sal.

Usos

O molho de soja aparece predominantemente na culinária asiática. Em pratos como sashimi, ele ajuda a mascarar o odor de peixe. Quando aquecido, adiciona um elemento aromático distinto e funciona como um molho finalizador para arroz ou carne. Adicionalmente, marinar alimentos no molho de soja lhes confere outro nível de sabor. O molho de soja claro apresenta um sabor forte e salgado, enquanto o escuro possui sabor e textura ricos e encorpados.

O molho inglês possui um apelo global, particularmente como acompanhamento para carnes, mas é bem versátil. Ele aparece em molhos, sopas, receitas diversas e até em bebidas, como o coquetel Bloody Mary. Muitas empresas ao redor do mundo fabricam o molho inglês, acrescentando um toque local ao clássico. Por exemplo, o molho inglês no Japão possui notas frutadas.

Fermentação

A principal diferença no processo de fabricação dos molhos é o tempo necessário para fermentação. O molho de soja precisa apenas de seis meses. Já o molho inglês necessita de aproximadamente dois anos, dependendo do fabricante.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível