Diferença entre moluscos e crustáceos

Escrito por kate hughes | Traduzido por marília sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre moluscos e crustáceos
Ostras são moluscos famosos por produzir pérolas (Comstock/Comstock/Getty Images)

A princípio, moluscos e crustáceos, invertebrados do reino animal, parecem ter muito em comum. Na realidade, estes dois filos são muito diferentes, com diferentes tipos de corpos, sistemas nervosos e espécies. Além disso, moluscos e crustáceos têm tantas espécies dentro de seus filos, que às vezes é difícil acreditar que os animais dentro do mesmo filo estão relacionados.

Outras pessoas estão lendo

Taxonomia

Apesar de crustáceos e moluscos serem partes do reino animal, esses grupos pertencem a filos diferentes. Um crustáceo pode ser classificado em uma das mais de 40 mil espécies de animais que pertencem ao filo Crustacea, e um molusco pode ser qualquer um das mais de 50 mil espécies de animais encontrados no filo Mollusca. Já que o filo de um animal é baseado no seu plano corporal e composição física básica, o fato de os crustáceos e moluscos estarem em filos diferentes indica que os animais são muito diferentes em um nível biológico.

Diferença entre moluscos e crustáceos
Tatuzinhos-de-jardim são o único tipo de crustáceo terrestre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Forma corporal

A maioria dos moluscos apresenta três regiões corporais: Cabeça, que armazena os órgãos sensoriais e o "cérebro"; Massa visceral, que armazena os órgãos internos, e um "Pé" muscular. A maioria dos moluscos têm conchas, mas não todos. Crustáceos, por outro lado, tem um corpo claramente segmentado, com três segmentos distintos: cabeça, tórax e abdómen. Todos os crustáceos têm um exoesqueleto protetor e duro, feito de quitina, embora este exoesqueleto possa variar extremamente em tamanho, cor e forma.

Diferença entre moluscos e crustáceos
Por serem moluscos sem concha, lesmas são bastante vulneráveis a esmagamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Biologia Interna

Os moluscos desenvolveram órgãos e sistemas nervoso, circulatório e respiratório moderadamente complexos. Seu sistema nervoso em particular resultou em uma inteligência impressionante, mais documentada em polvos. Já o sistema nervoso de um crustáceo se estende por todo o corpo através de um cordão nervoso, em vez de ser localizado no cérebro. O cabo do nervo é constituído por gânglios separados, que atuam como "mini-cérebros" e controlam diferentes partes do corpo.

Diferença entre moluscos e crustáceos
O polvo é um molusco conhecido por sua inteligência (Comstock/Comstock/Getty Images)

Espécies

Ambos moluscos e crustáceos possuem milhares de espécies em seu filo. Essas espécies diferem umas das outras em tamanho, forma corporal, cor e habitat, mas ainda podem ser classificadas no mesmo filo. Algumas das espécies mais conhecidas de moluscos incluem amêijoas, ostras, lesmas, caramujos, polvos e lulas. Alguns crustáceos bastante conhecidos incluem lagostas, siris, camarões, cracas e tatuzinhos-de-jardim.

Diferença entre moluscos e crustáceos
Cracas são um exemplo de uma das 40 mil espécies de crustáceos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível