Mais
×

Qual é a diferença entre o nitrato de sódio e o nitrito de sódio?

O nitrato de sódio e o nitrito de sódio são utilizados em aplicações industriais e têm propriedades semelhantes. Independentemente disso, eles são compostos separados com diferentes utilizações específicas.

Entenda a diferença entre o nitrato de sódio e o nitrito de sódio (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Nitrato de sódio

O nitrato de sódio tem a fórmula molecular de NaNO3, é conhecido como "salitre do Chile" ou "salitre do Peru" e é um sólido branco altamente solúvel em água.

Nitrito de sódio

O nitrito de sódio tem a fórmula química NaNO2, é um pó branco cristalino ligeiramente amarelado que é altamente solúvel em água. O nitrito de sódio também é oxidado lentamente pelo oxigênio presente no ar, para formar o nitrato de sódio.

Usos do nitrato de sódio

O nitrato de sódio é usado principalmente como um ingrediente nos fertilizantes. Aplicações em pirotecnia, conservantes de alimentos, foguete propulsor e em esmaltes de vidro e cerâmica também são comuns. O nitrato de sódio também tem propriedades antimicrobianas, daí a sua utilização na conservação de alimentos.

Usos do nitrito de sódio

O nitrito de sódio é utilizado principalmente na indústria de alimentos como um aditivo alimentar. Ele é utilizado como corante e como um conservante de alimentos, porque impede a formação de botulismo. No entanto, o uso do nitrito de sódio nos alimentos é regulamentado devido a suas possíveis propriedades cancerígenas: em doses elevadas, o nitrito de sódio causou câncer em animais de laboratório.

Fatos curiosos

O nitrato de sódio é utilizado em compressas frias instantâneas.

O nitrato de sódio é combinado com o ácido sulfúrico para produzir ácido nítrico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article