Diferença entre óculos polarizados e não polarizados

Escrito por michael d | Traduzido por lynn blanch
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre óculos polarizados e não polarizados
Óculos de sol em exposição (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Óculos de sol vêm em uma série de formas e tamanhos para agradar uma uma variedade de sensibilidades estéticas. No entanto, além das diferenças em aparência, existe uma outra grande diferença entre as lentes dos óculos. Especificamente, se as lentes são polarizadas ou não.

Outras pessoas estão lendo

Projeto

Óculos de sol não polarizados são projetados para filtrar todo tipo de luz, e isso faz tudo parecer mais escuro. Óculos polarizados são projetados para filtrar certos tipos de luz e ainda permitem que outros tipos de luz atravessem a lente. Eles são especificamente projetados para filtrar a luz refletida de superfícies horizontais, deixando atravessar a luz refletida de superfícies verticais.

Uso

As lentes polarizadas são úteis para qualquer atividade que requer uma redução de brilho em superfícies horizontais. Por exemplo, pescadores geralmente usam lentes polarizadas para reduzir o brilho acima da superfície da água, que por sua vez aumenta o conforto visual e permite uma maior visibilidade na área abaixo da superfície. Da mesma forma, as lentes polarizadas são úteis para dirigir ou para praticar esportes ao ar livre. Existem alguns casos em que as lentes polarizadas podem ser desaconselháveis e a opção não polarizada é a melhor escolha. Por exemplo, os esquiadores não têm interesse em bloquear a luz refletida pela neve pois o brilho desta superfície horizontal de gelo pode alertar possíveis perigos. Além disso, as lentes polarizadas podem reduzir a visibilidade de imagens produzidas por telas de cristais líquidos (LCD), que são normalmente usadas para painéis de instrumentos e sistemas GPS.

Custo e disponibilidade

As lentes polarizadas são mais caras do que as não-polarizadas. No entanto, a marca também desempenha um grande papel no custo de óculos de sol, por isso é possível encontrar óculos polarizados de grifes não tão famosas que são mais baratos do que os não polarizados de uma boa grife. Ambos os tipos de lentes estão disponíveis em qualquer ponto de venda de óculos.

Produção e durabilidade

As lentes polarizadas podem ser produzidas de várias formas. A forma mais antiga de polarização é chamada de laminação, onde uma película de polarização é colocada entre duas folhas de substrato de lente. Antigamente, nesse processo, havia a possibilidade da película soltar-se dos óculos, mas o surgimento das lentes polarizadas de plástico eliminou o problema. O plástico é vertido em um molde que já contém a película de polarização e o filme fica suspenso no plástico. Uma vez que o mesmo endurece, a lente não poderá mais ser separada da película de polarização. Na fabricação das lentes não polarizadas o plástico é vertido dentro de moldes, que não contêm a película de polarização.

Estilo e personalização

Há uma variedade de tonalidades disponíveis que vão do cinza ao marrom para lentes polarizadas e não polarizadas. Nem todas as lentes polarizadas tem que ser cinza escuro. Além disso, um revestimento espelhado pode ser aplicado a qualquer tipo de lente, reduzindo ainda mais o brilho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível