×
Loading ...

Qual a diferença entre oferta e quantidade ofertada?

Atualizado em 23 março, 2017

Um conceito importante e fundamental em economia é o de oferta e demanda. Ele define os preços de virtualmente todos os produtos e serviços em um mercado livre. Dentro do conceito de oferta, é importante distinguir entre oferta e quantidade ofertada. O primeiro é um conceito amplo, enquanto o segundo é mais específico.

Em economia, é importante saber a diferença entre oferta e quantidade ofertada (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Curva de oferta

A curva de oferta é a representação gráfica da maneira que a oferta muda em relação ao preço. Os eixos do gráfico da curva de oferta são a quantidade no eixo horizontal e o preço no eixo vertical. Para produtos e serviços normais, conforme o preço sobre, a oferta também, porque mais empresas entrarão no mercado e criarão mais do produto ou serviço.

Loading...

Oferta

A oferta se refere a toda a relação entre o preço e a quantidade em cada preço. Quando a oferta aumenta, toda a curva de oferta se move para a direita. Aumentos na oferta podem ser causados por uma nova empresa entrando no mercado, uma redução nos custos dos insumos ou vários outros fatores.

Quantidade ofertada

A quantidade ofertada se refere a um ponto específico na curva de oferta. Em outras palavras, a quantidade ofertada é a quantidade de um produto ou serviço ofertada dado um preço específico. Graficamente, isso é representado pela distância horizontal entre o eixo horizontal e a curva de oferta. Um aumento na quantidade ofertada é causado pelo aumento do preço de um produto ou serviço.

Diferenças primárias entre oferta e quantidade ofertada

Uma das diferenças mais importantes entre oferta e quantidade ofertada é que a oferta representa todas as relações possíveis entre preço e quantidade na curva de oferta, enquanto a quantidade ofertada é só um ponto nessa curva. Outra diferença importante é que um aumento na oferta muda toda a curva de oferta, enquanto um aumento na quantidade ofertada simplesmente representa um movimento em um ponto naquela curva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...