×
Loading ...

A diferença entre ser orgulhoso e ser arrogante

Certa vez, os conceitos de orgulho e arrogância eram permutáveis ​​e ainda hoje são usados ​​como sinônimos. No entanto, a perspectiva moderna diferenciou essas duas palavras, adicionando uma responsabilidade específica para a ideia de orgulho. Essa ideia moderna afirma que o orgulho exige a prova do sucesso, a capacidade ou a realização, a fim de justificar-se.

O conceito de orgulho e arrogância ganharam novos significados com o tempo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Orgulho

O conceito de orgulho evoluiu, parcialmente, resultante do entendimento e da diferenciação para com a arrogância. A perspectiva moderna de orgulho vem de um senso de autorrespeito, resultando de um conhecimento ou sucesso real. Por exemplo, se você estudou para uma prova de cálculo e tirou uma nota boa, o sentimento de sucesso é de orgulho, pois é baseado em um ganho atual, resultando em um trabalho real realizado por você.

Loading...

Arrogância

A ideia de um autorrespeito infundado é a base moderna para a arrogância. A arrogância existe como uma perspectiva de um valor que excede o que você realmente merece. Exemplo: se você escolhe fazer uma aula de matemática mais fácil e com um professor ameno e tira uma nota boa estudando e trabalhando pouco, você não pode se considerar superior ao aluno de matemática que estudou mais, isso seria uma atitude arrogante.

Demonstrar orgulho

Um indivíduo orgulhoso não sente necessidade de explicar sua proficiência, além de suas realizações ou capacidade de realizar mais coisas no futuro. O orgulho torna-se um sentimento de segurança e autoconfiança, que se estende até uma vontade de demonstrá-lo na prática. Por exemplo, o aluno orgulhoso de cálculo demonstra sua proficiência com alta qualidade e apresenta o seu orgulho ao se inscrever para um curso ainda mais desafiador ou conseguir um emprego onde suas habilidades matemáticas serão desafiadas, mas ele tem a confiança de que poderá cumprir esses desafios.

Mostrando arrogância

Um indivíduo arrogante explica sua proficiência de forma descritiva, em vez de demonstrar uma habilidade real. Quando apresentado a um desafio que entra em confronto com sua presunção, ela enfrenta o desafio de ter que usar uma habilidade real. O resultado é um duro golpe para a sua autoconfiança ou irritabilidade para com o desafio em si. Um indivíduo arrogante conta com a possibilidade de que suas habilidades reais nunca serão desafiadas, protegendo-a com sua autoconfiança. Como exemplo, se o aluno que escolheu o curso de matemática mais fácil tem a chance de provar sua proficiência de matemática, ele corre o risco de perder a sua confiança e a confiança dos outros nele, falhando assim em manter sua arrogância.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...