Mais
×

Diferença entre tempo parcial e tempo integral

Atualizado em 22 julho, 2017

Apesar de não haver uma diferença definida oficialmente entre o que é considerado um emprego a tempo integral e um a tempo parcial, futuros trabalhadores compreenderão rapidamente que as diferenças geralmente são definidas pela quantidade de horas semanais trabalhadas, o tipo de remuneração recebida e a quantidade de benefícios oferecidos para a posição.

As diferenças geralmente são definidas pela quantidade de horas semanais trabalhadas (jobs image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Horas

Tradicionalmente, o trabalho a tempo integral é definido por uma semana de trabalho de 40 horas; no entanto, essa distinção também inclui trabalhos de 35 horas e até 32 horas por semana. Por outro lado, o emprego a tempo parcial é geralmente caracterizado por não ter um padrão de horas que um funcionário deve alcançar semanalmente. Isso não significa sugerir que é impossível para um trabalhador a tempo parcial atingir ou ultrapassar uma semana de trabalho de 40 horas. Na verdade, muitos trabalhadores classificados como parciais trabalham horários de tempo integral regularmente; no entanto, isso não é garantido, e eles não se beneficiarão de nenhuma das vantagens do empregado em tempo integral.

Remuneração

A remuneração do trabalho a tempo parcial é consideravelmente menor do que a do integral, mesmo dentro das empresas que empregam os dois tipos de trabalhadores para os mesmos serviços. Devido a esse fato, aqueles que colocam o salário alto como sua maior prioridade no trabalho poderão ter que se concentrarem em buscar apenas empregos em tempo integral.

Benefícios

Como regra geral, os funcionários em tempo integral normalmente recebem um pacote de benefícios muito mais abrangente. Normalmente, esse pacote incluirá o acesso a plano de saúde, férias remuneradas e aposentadoria. Trabalhadores em horário parcial geralmente terão somente seus salários, com um plano de benefícios muito menos completo.

Vantagens

Para as pessoas com agendas pessoais restritivas, como mães donas de casa ou estudantes em tempo integral, a flexibilidade de um emprego de meio período pode oferecer um ajuste perfeito para ganhar a renda necessária. No entanto, para um grande segmento da população ativa, a segurança de um emprego em tempo integral e os benefícios que vêm junto com ele servem como uma base importante para a sua vida profissional e pessoal.

Desvantagens

Claro que, além de todos os benefícios que um trabalhador em tempo integral recebe, há uma significativa desvantagem, um compromisso de tempo semanal fixo que pode impedi-lo de explorar outras oportunidades. Por outro lado, porém, a falta de remuneração significativa e de benefícios de saúde oferecidos na maioria dos trabalhos em tempo parcial pode ser um sério obstáculo para aqueles que necessitam desses recursos para sustentarem a si mesmos ou a sua família.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article