×
Loading ...

Qual a diferença entre o pastor alsaciano e o alemão?

Poucas raças caninas parecem tão semelhantes quanto o pastor alsaciano e o alemão, e poucas são tão radicalmente diferentes. Falando apenas sobre a aparência, esses dois animais vieram de lugares diferentes e foram criados para propósitos diversos. Embora a linhagem alsaciana possua a presença do pastor alemão, ela divergiu, sendo identificada como uma raça separada.

Pastor alemão em campo (Aly Tyler/iStock/Getty Images)

Histórico

Não há história comparável entre os pastores alsacianos e os alemães. Esse último foi criado na Alemanha, aproximadamente, em 1899 como um cão de trabalho com grande inteligência e instintos protetores. Já o alsaciano, foi reproduzido na California por Lois Schwartz, em 1987, como um cachorro de companhia, de grande porte, com pouca ou quase nenhuma motivação para o trabalho. De maneira a alcançar esses traços, a linhagem deu início com o cruzamento do pastor alemão com o malamute do Alasca. Isso conquistava o tamanho e a aparência do cão que Schwartz queria, mas ambas raças eram cães de trabalho. O objetivo dela ela eliminar essa motivação. De forma a deixar o animal mais manso, ela acrescentou a linhagem do mastiff Inglês, junto com o pastor-da-anatólia. A reprodução se estabilizou e foi reconhecida em 2000.

Loading...
Pastor Alemão (Dmitry Kalinovsky/iStock/Getty Images)

Função

O pastor alemão é um cão de trabalho. Adequado para qualquer coisa que possa ser treinada, ele se destaca nas provas de obediência, trabalho de proteção, busca e resgate, agilidade, rastreamento, estilo livre e pastoreio. Já o alsaciano é um cachorro de companhia. Inapto para o trabalho, esse é um ótimo animal de estimação para a família. Ele possui um temperamento muito calmo, estável e é bastante amigável.

Pastor alsaciano calmo dentro de casa (Dmitrii Kotin/iStock/Getty Images)

Similaridades

Ambos os pastores são extremamente similares na aparência e coloração. São facilmente treinados e são ótimos animais de estimação para a família.

Pastor alemão na coleira (satori13/iStock/Getty Images)

Diferenças

A diferença de tamanho entre as raças em questão é impressionante. O alsaciano é um cão muito maior, frequentemente pesando mais que o alemão, uma diferença de 9 a 18 kg. Os alsacianos tendem a viver de dois a quatro anos mais. Já a linhagem do alemão está cheia de problemas de saúde, enquanto seu parceiro foi cuidadosamente criado para ser um cão altamente saudável. Problemas de saúde não foram detectados nessa linhagem desde 2003.

Pastor alsaciano na grama (Eldad Carin/iStock/Getty Images)

Treinabilidade

Ambas raças são facilmente treináveis, apesar do alemão aprender mais rápido. O alsaciano é um "pensador", uma raça que processa e descobre algo antes de agir. Os pastores alemães imediatamente incorporam a lição e têm uma necessidade de constante aprendizado.

Pastor alsaciano carregando um brinquedo (happy dog image by Paula Gent from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...