on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é a diferença entre a pegada de um cão e a de um gato?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao observar caminhos com pegadas na areia ou na neve, você deve se perguntar que tipo que pegada é aquela e se foi feita por um cão ou gato. Existem algumas maneiras fáceis de diferenciar as duas. Saber a anatomia e o formato das pegadas caninas e felinas o ajudará a determinar se você está seguindo um cão ou um gato.

A pegada de um cão é diferente da pegada de um gato (paw print image by Kevin McGrath from Fotolia.com)

Anatomia da pata felina

As patas dianteiras felinas têm um total de sete almofadas. Existem cinco almofadas com digitais, uma almofada plantar maior (que fica no calcanhar) e uma pequena no pulso. As patas traseiras, por sua vez, possuem cinco almofadas, das quais quatro são digitais e a quinta é uma almofada plantar maior (no calcanhar). Tipicamente, os felinos têm cinco unhas nas patas dianteiras, uma em cada almofada digital. Devido a um defeito genético, alguns felinos podem ter até sete unhas. Eles têm quatro unhas nas patas traseiras, uma em cada almofada digital.

Loading...

Anatomia da pata canina

As patas dianteiras de um cão têm um total de seis almofadas; são quatro almofadas digitais, uma almofada grande metacarpal (no calcanhar) e uma almofada carpal. As patas traseiras, por sua vez, possuem cinco almofadas, das quais quatro são digitais e uma é grande e metacarpal (no calcanhar). Cães possuem cinco unhas nas patas dianteiras, uma para cada almofada, e quatro unhas nas patas traseiras, também uma para cada almofada. Às vezes podem ter uma quinta unha um pouco acima da pata no chamado "polegar" do cachorro, e em muitos casos, ela é removida quando o animal ainda é jovem.

Formato da pata felina

O formato de uma pata é identificado pela forma das almofadas, bem como o local onde elas estão. Uma pata felina típica tem formato circular e as almofadas digitais têm forma de gota. A almofada plantar felina tem três lóbulos na extremidade traseira que são alinhados um com o outro, e dois lóbulos na extremidade dianteira. A diferença mais notável é a localização dos dois dedos (ou almofadas) frontais. Nos felinos, eles não ficam juntos; a digital de uma almofada é mais alta que a outra.

Formato da pata canina

A pata canina é mais oval, e as almofadas digitais são triangulares. A almofada metacarpal canina tem dois lóbulos na extremidade traseira e um lóbulo na extremidade frontal. Em relação à localização dos dois dedos frontais, os dedos caninos são alinhados e juntos.

Pegadas

Embora tanto os cães quanto os gatos tenham quatro dedos tanto nas patas dianteiras quanto nas traseiras, a principal diferença é mostrada pela inclusão e exclusão de garras nas pegadas. Uma pegada canina sempre terá marcas de unhas, enquanto a pegada felina não demonstrará nenhum sinal de garras devido à sua habilidade de retraí-las. Se o gato estiver correndo, então as garras podem ser visíveis.

As marcas dianteiras são maiores que as traseiras em ambas as espécies de animais. Uma vez que as patas felinas têm um dedo (almofada) à frente do outro, isso possibilita que você determine se é a pata dianteira esquerda ou direita. Se o dedo estiver mais à frente à direita, então é a pata esquerda; se estiver mais à frente à esquerda, então é a pata direita. As pegadas caninas não têm essa distinção devido ao fato de os dois dedos frontais serem alinhados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...