×
Loading ...

Como saber a diferença entre um peixe macho e fêmea

"Sexagem" é o termo correto para determinar se um peixe é macho ou fêmea. Algumas pessoas, principalmente no meio agrícola, ainda seguem a carreira de sexagem de outros animais. Quando se trata de peixes, a determinação do sexo pode ser particularmente difícil porque as regiões da genitália feminina e masculina são similares e, portanto, é necessário ter um olhar perspicaz para saber a diferença. Apesar de o processo ser diferente de acordo com a espécie do peixe, alguns princípios básicos permanecem os mesmos.

Instruções

O peixe-japonês é um animal de estimação bastante comum e de fácil sexagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Adquira uma lupa de joalheiro. Ela é um dispositivo de aumento poderoso que pode ser segurado na frente dos olhos.

    Loading...
  2. Veja o tamanho do peixe. Essa é a maneira mais fácil de verificar o sexo do animal, apesar de não ser o método mais preciso. Geralmente, em espécies como o peixe-japonês e a carpa brocada, a fêmea é maior e mais arredondada do que o macho e possui um forma de torpedo.

  3. Veja as nadadeiras peitorais abaixo das brânquias do peixe. O peixe-japonês macho possui as nadadeiras maiores e mais largas enquanto que a fêmea, mais arredondadas e curtas.

  4. Segure o peixe delicadamente e vire-o. Usando a lupa e uma fonte de luz, examine o baixo-ventre dele e analise para a região central entre a cabeça e a nadadeira anal, onde poderá identificar o ânus como uma área pequena e circular. Logo abaixo dele estará a genitália, que também é conhecida como ventre. Examinando o ventre, o sexo do peixe poderá ser determinado.

  5. Verifique o tamanho do ventre. Os machos geralmente possuem o ventre menor e mais arredondado e as fêmeas possuem o ventre maior. Em algumas espécies, ele é quase idêntico e, portanto, observar o colo ajudará. Compare com fotos do ventre de outros peixes da mesma espécie. Algumas páginas de internet como Exotic Tropicals disponibilizam diversas imagens que podem ser usadas.

Loading...

Dicas

  • Sempre segure o peixe com as mãos molhadas para evitar que ele sinta muito desconforto.

Aviso

  • Nunca deixe-o fora d'água por mais de 30 segundos, pois períodos prolongados podem matá-lo.

O que você precisa

  • Lupa de joalheiro
  • Fonte de luz

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...