Diferença entre persuasão e manipulação

Escrito por sam grover | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre persuasão e manipulação
Advogados tentam persuadir (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Persuasão e manipulação são dois métodos de convencer as pessoas a fazerem algo para você ou mudarem seu pensamento para coincidir com o seu. No entanto, elas seguem estilos muito diferentes - a persuasão faz isso através da apresentação de fatos de uma forma positiva e mostrando como eles beneficiam o usuário, enquanto a manipulação faz isso omitindo informações, jogando com as emoções e, geralmente, de forma antiética convencendo alguém. Persuasão e manipulação não são estados binários, é possível ter uma, com tons da outra.

Outras pessoas estão lendo

Integridade da persuasão

Embora as pessoas manipulem e persuadam a fim de levar os outros a fazerem o que querem, a persuasão é mais honesta. Quando você convence alguém, você simplesmente está apresentando seu produto, serviço ou argumento em função da melhor maneira possível. Você não precisa mentir, omitir informações ou intimidar outra pessoa. Em vez disso, a persuasão é verdadeira - os fatos apresentados são reais. É dar às pessoas informações que não tinham anteriormente de forma clara e lógica, a fim de convencê-las, informando-as, em vez de manipulá-las.

Diferença entre persuasão e manipulação
A persuasão é mais honesta (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Manipulação e Falsidade

Manipular é levar as pessoas a fazerem o que você quiser por meio de maneiras subversivas que carecem de verdade. Então, enquanto alguém pode convencer outra pessoa dando-lhes fatos, um manipulador os cria ou os insinua. Eles não se importam como conseguem o seu resultado desde que o alcance, isso significa que eles estão menos preocupados com os fatos e a integridade de seus processos.

Diferença entre persuasão e manipulação
Manipular é levar as pessoas a fazerem o que você quiser por meio de mentiras (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fatos versus Emoções

A persuasão usa fatos, enquanto que a manipulação se baseia em emoções. Isso ocorre porque as emoções são menos concretas e mais difíceis de definir do que fatos. Se, por exemplo, um carro faz uma quilometragem 20% melhor do que outro, um vendedor teria que usar a manipulação, a fim de vender o segundo carro a um cliente financeiramente sagaz. Ao invés de focar nos fatos brutos (a quilometragem), o vendedor pode manipular o cliente para vender o segundo carro em termos de como ele o faz sentir.

Diferença entre persuasão e manipulação
A persuasão usa fatos, enquanto que a manipulação se baseia em emoções (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Objetivos

Bob Burg, um vendedor de sucesso, palestrante e escritor, descreve persuasão e manipulação em termos do que o persuasor (ou manipulador) quer. A persuasão vai servir à pessoa que ele está persuadindo, ele vai vender um produto ou serviço que ele realmente acredita que vai agregar valor ao negócio ou a vida de seu cliente. Um manipulador, por outro lado, concentra-se apenas em si mesmo, ele não está servindo à outra pessoa, ao invés disso faz dele ou dela um alvo para seus próprios fins. Esta é a principal diferença entre convencer e manipular.

Diferença entre persuasão e manipulação
A diferença entre o persuasor e manipulador é o que ele quer (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível