Mais
×

A diferença entre pesquisa e ciência

Os termos "ciência" e "pesquisa" são frequentemente empregados conjuntamente, às vezes até de forma intercambiável. Não é incomum ler sobre um projeto de ciência ou um projeto de pesquisa, com cada um referindo-se ao mesmo trabalho. Mas eles não têm o mesmo significado; de fato, um é parte do outro.

Os termos "ciência" e "pesquisa" são frequentemente empregados conjuntamente (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Definição de ciência

O termo "ciência" vem da palavra latina "scientia", que significa simplesmente "conhecimento". As definições modernas são mais complexas e referem-se à aquisição de um passo-a-passo do conhecimento.

Definição de pesquisa

O termo "pesquisa" refere-se à recolha de informação real. Isso pode ocorrer por meio de observação e significar até mesmo a coleta de informações na Internet. Mas, quando utilizada sob um contexto científico, as regras são mais rígidas.

O método científico

O método científico envolve um processo e começa com uma pergunta. Uma abordagem sistemática, em seguida, responde à pergunta por várias etapas e termina com uma conclusão. A ciência -- ou conhecimento -- é, então, estabelecida.

Pesquisa como um estágio

A pesquisa é apenas um estágio na busca do conhecimento, e é o primeiro. Depois que a pergunta é feita, a pesquisa segue e é focada exclusivamente sobre a questão ou a "hipótese". Os fatos estão reunidos para provar ou refutar a hipótese no próximo estágio, que é a experimentação.

Considerações

Ainda que a "pesquisa" seja utilizada atualmente para significar qualquer coisa, desde a pesquisa (leitura) de um livro, a escrita de uma resenha até a localização de uma peça em um automóvel, quando empregada no contexto da ciência, refere-se a um estágio do método científico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article