Mais
×

A diferença entre um pêssego e uma nectarina

Atualizado em 12 abril, 2018

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o pêssego e a nectarina são dois tipos diferentes de fruta. No entanto, a única diferença genética entre ambos é um gene recessivo. Uma árvore que recebe o gene recessivo "g" de ambos os pais resulta em nectarinas, já a que recebe dois genes dominantes "G" ou um gene dominante "G" e um gene recessivo "g" resulta em pêssegos. A diferença genética entre nectarinas e pêssego é visível em suas diferentes cascas, mas ainda existem algumas diferenças gerais no tamanho, gosto e teor nutricional.

A diferença principal entre a nectarina e o pêssego é a casca (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Casca

A única diferença constante entre pêssegos e nectarinas é a casca. Os pêssegos possuem pelos finos e curtos que cobrem sua casca. Algumas pessoas preferem descascá-los ou remover a penugem antes de comê-los. Já as nectarinas possuem uma casca lisa e sem pelos. Ambos podem ter polpa amarela ou branca.

Tamanho e doçura

As nectarinas tendem a ser menores e mais doces que os pêssegos. Elas possuem um aroma mais perfumado e sabor azedo. Ambas as frutas são melhores se amadurecidas na árvore, porém, a maior parte dos produtores as colhe antes do amadurecimento para evitar machucados e doenças. As nectarinas são especialmente suscetíveis a doenças como a podridão parda e a mancha-bacteriana. Para obter o melhor sabor, ambas as frutas devem ser deixadas paradas em temperatura ambiente por alguns dias para amadurecer após a compra.

Nutrientes

Os pêssegos e as nectarinas são lanches saudáveis de baixo teor de gordura e cheios de nutrientes. Os pêssegos possuem vitamina A, vitamina C, potássio e fibras. Já as nectarinas proporcionam ainda mais benefícios para a saúde, pois possuem uma porcentagem um pouco maior de vitamina C, o dobro de vitamina A e muito mais potássio. Consumidores que procuram por opções mais saudáveis devem comprar pêssegos enlatados ou nectarinas embaladas com seu próprio suco e sem adição de açúcares.

Variedades

Existem centenas de variações de pêssego e nectarina, das quais todas podem ser categorizadas em frutas com caroço solto ou com caroço aderido à polpa. O Harbinger e o Belle da Geórgia são variações de pêssego com caroço solto. O Harbinger é um pêssego que amadurece muito cedo, possui polpa amarela e tamanho médio. O Belle da Geórgia amadurece no final da temporada, tem a polpa branca e é grande. As variações de nectarina incluem a Independence, uma variação com caroço aderido à polpa, que é amarela, e amadurece cedo; e a Fantasia, de caroço solto, com polpa amarela e amadurecimento tardio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article