Diferença entre pictogramas e ideogramas

Escrito por arnold papadopoulos | Traduzido por danislene cuin
Diferença entre pictogramas e ideogramas
Hieróglifos egípcios usam tanto pictogramas quanto ideogramas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A diferença distinta entre um pictograma e um ideograma encontra-se nas próprias palavras. Um pictograma usa uma imagem de um objeto e um ideograma usa um símbolo feito de formas geométricas para representar uma ideia. Pictograma vem de picture (imagem). Ideograma vem de ideia.

Exemplos de pictogramas

Uma imagem de um relâmpago significa eletricidade ou raios. Uma imagem de uma nuvem significa chuva. Um de chamas significa fogo. A de uma garrafa significa bebida. Uma imagem de um avião significa aeroporto. A de faca e garfo, restaurante. A de um homem, banheiro masculino. A de uma mulher, banheiro feminino.

Note que todos eles representam objetos concretos que você pode tocar, cheirar, sentir o gosto, ouvir ou ver. Por isso, qualquer um em perfeito juízo pode instantaneamente compreender o significado de um pictograma, ou pelo menos ter uma boa ideia ao pensar sobre ele.

Diferença entre pictogramas e ideogramas
Essa placa sinalizadora é um pictograma que quer dizer "área de descanso à frente" (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Exemplos de ideogramas

Ideogramas são mais completos, porque eles representam ideias abstratas ou intangíveis. Não aparecem naturalmente como objetos concretos em nosso meio ambiente. Um "Não" é uma ideia, não um objeto. Ideogramas, portanto, podem ser estipulados por uma opinião consensual e são expressados através da geometria com linhas e formas. Alguém deve saber que os significados dos ideogramas são simples.

Um círculo com uma linha cruzada, significa "não", assim como uma seta quer direcionar sua atenção. A figura de um oito deitado significa infinito. Duas linhas horizontais paralelas, igualdade.

Diferença entre pictogramas e ideogramas
Esse ideograma significa "Apenas esse sentido é permitido" (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

Combinando pictogramas e ideogramas

Uma combinação de imagens de objetos e formas geométricas é a formas mais comum de pictogramas e ideogramas serem usados hoje em dia. A maioria das pessoas usam o termo "intercambiável". Uma imagem "cães não são permitidos", usando uma imagem de um cão em um círculo vermelho com uma linha cortando-o, é um exemplo de uma combinação. Esse é um pictograma ou um ideograma? Pode-se usar ambos os termos e estar correto.

Diferença entre pictogramas e ideogramas
Combinação de um ideograma e pictograma (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Uso de pictogramas e ideogramas na era antiga

Não há nada novo em nosso uso de pictogramas e ideogramas. Egípcios, sumérios, astecas, índios americanos e até mesmo homens das cavernas usavam pictogramas e ideogramas para se comunicar e preservar conhecimento. Para arqueólogos que tentam interpretar símbolos antigos, pictogramas são fáceis de compreender porque pode-se assumir que representam o objeto representado, ou pelo menos ideias associadas a ele. Ideogramas são muito mais difíceis de ler por causa da significância cultural por trás das formas que morreram com as pessoas que os criaram.

Diferença entre pictogramas e ideogramas
Ideogramas necessitam de mais estudo para serem entendidos por um leitor moderno (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível