Mais
×

A diferença entre pilhas AA e AAA

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O tamanho de uma pilha é indicado por uma letra. As pilhas AA, AAA, C e D diferem no tamanho. Elas são designadas para o uso em diferentes aparelhos operados por pilhas. As pilhas do tipo AA e AAA, bem como as do tipo C e D, carregam a mesma voltagem. A diferença, contudo, está na maneira em como a voltagem é entregue.

As pilhas AA e AAA possuem tamanhos distintos para o uso em diferentes aparelhos elétricos (batteries + image by Warren Millar from Fotolia.com)

Tamanho

A diferença mais evidente entre as pilhas do tipo AA e AAA está no tamanho. Uma pilha AA é ligeiramente mais longa e larga que uma pilha AAA. A pilha do tipo C é maior que uma pilha AA, assim como a pilha D é maior que demais.

Força eletromotriz

O tamanho de uma pilha determina a quantidade de corrente disponível. As pilhas do tipo D fornecem mais corrente que as pilhas C, e as pilhas AA, mais corrente que as do tipo AAA. Devido à diferença de tamanho entre as pilhas, as do tipo AAA fornecem uma quantidade de força menor que as pilhas AA normais. Aparelhos elétricos que precisam de mais força usam pilhas maiores.

Uso

As pilhas AAA foram projetadas para o uso em aparelhos pequenos e de baixa potência, principalmente os portáteis. Controles remotos e relógios são exemplos típicos. As pilhas AA foram designadas para o uso em aparelhos que consomem mais força, como brinquedos movidos a pilha e pequenas lanternas elétricas.

Voltagem

De acordo com o Departamento de Física da universidade norte-americana University of Illinois, pilhas AA e AAA, bem como as do tipo C e D, possuem 1,5 volts. A voltagem mede o potencial elétrico de uma fonte. Ela também é a fonte do fornecimento de energia elétrica da bateria.

Corrente

A corrente é o fluxo de eletricidade através de um condutor. Ela pode ser comparada à quantidade de água que flui em um cano. Quanto maior for a corrente, mais água, ou eletricidade, fluirá. Alguns aparelhos elétricos precisam de mais corrente, e pilhas maiores fornecem maiores correntes. A voltagem e a corrente são fatores igualmente importantes em pilhas e outros aparelhos elétricos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article