Diferença entre a programação para o cliente e para o servidor

Escrito por lysis | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre a programação para o cliente e para o servidor
A programação no lado do servidor é mais segura (Programming Code Source Background Texture Illustration Design image by Bob Davies from Fotolia.com)

Ao programar um aplicativo Web, é importante saber a diferença entre a programação no lado do cliente e a programação no lado do servidor. A programação no lado do cliente é executada na máquina dos clientes, criando algumas vantagens e desvantagens. Mesmo com as vantagens do lado do cliente, a programação no lado do servidor é mais segura e é o método preferido pela maioria dos programadores. A programação no lado do servidor também tem mais opões de idiomas que o lado do cliente.

Outras pessoas estão lendo

Lado do cliente

A programação no lado do cliente é executada no computador do usuário. Um exemplo de programação no lado do cliente é o Javascript. O Javascript pode ser usado para executar verificações em valores de formulários e enviar alertas para o navegador do usuário. O problema com os scripts no lado do cliente é o limite do controle e os problemas com sistemas operacionais e navegadores Web. Como a programação de um site envolve usuários com várias opções de software de computador, é difícil para os programadores resolverem todos os bugs no código ou os problemas de compatibilidade em relação aos navegadores.

Lado do servidor

Os scripts no lado do servidor são executados diretamente no servidor. Isso reduz a quantidade de bugs ou problemas de compatibilidade já que o código é executado em um servidor que utiliza uma linguagem e um software de hospedagem. A programação no lado do servidor também pode ser criptografada quando os usuários enviam variáveis de formulários, protegendo os usuários contra quaisquer tentativas de acesso não autorizado. Alguns exemplos de linguagens de programação do lado do servidor são o C#, o VB.NET e o PHP.

Segurança

Os scripts no lado do servidor são mais seguros que os do lado do cliente. Por exemplo, quando um usuário acessa uma conta bancária on-line, o script do servidor se comunica com o cliente usando criptografia. Um script do cliente é de texto simples e executado no navegador do cliente. Qualquer hacker inescrupuloso pode visualizar o código e espreitar, furtando informações privadas do computador do usuário.

Compatibilidade do navegador

O código executado no computador do usuário utilizando scripts, como o Javascript, pode ser bloqueado. A maioria dos navegadores dá ao usuário à opção de bloquear o código no lado do cliente, o que causa um problema para os desenvolvedores Web que precisam que o Javascript funcione no computador para que o aplicativo Web carregue corretamente. Os scripts no lado do servidor não têm quaisquer limitações de navegador.

Ajax

O Ajax é uma nova tecnologia que usa tanto os scripts no lado do cliente quanto os scripts no lado do servidor, em conjunto. O Ajax pode chamar um banco de dados sem atualizar a página. O Ajax é um exemplo de script do cliente que chama um script do servidor. A chamada é transparente para o usuário, já que é feita na janela atual, sem atualizar a página, como acontece tipicamente no lado do servidor.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível