Diferença entre recondicionado e remanufaturado

Escrito por corr s. pondent | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
Diferença entre recondicionado e remanufaturado
Remanufaturado e recondicionado são termos referentes a produtos manufaturados, porém com algumas diferenças (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Remanufaturado e recondicionado são dois termos que se referem a produtos manufaturados que tiveram algum trabalho feito neles para restaurá-los a uma nova condição. Existem algumas diferenças significativas entre os dois processos.

Definição

Um bem remanufaturado é um produto retornado que um fabricante coloca através de seu processo de fabricação, ou remanufatura, para deixá-lo numa condição tão boa quanto nova. Um bem recondicionado é um produto que é testado e tem algumas partes com defeito substituídas se o fabricante considerar isso necessário para deixar o produto funcionando.

Diferenças

Algumas fabricantes, como a Hewlett Packard, oferecem a mesma garantia e opções de serviço em bens remanufaturados como fazem com os novos. Um produto recondicionado não sofre uma reforma extensa e não é inteiramente comparável a um produto novo.

Exemplos

A necessidade de remanufatura surge quando clientes retornam bens que não podem ser revendidos como novos sem passar pelo processo de remanufatura. Se um cliente retorna um bem que só tem manchas cosméticas, a fabricante pode recondicioná-lo para revenda.