Mais
×

Qual a diferença entre rodas de aro 26 e 28 em uma bicicleta?

Atualizado em 23 março, 2017

Inicialmente, parece que a diferença entre uma roda de aro 26 e uma roda de aro 28 em uma bicicleta é apenas 5 cm de diâmetro. Porém, a diferença de tamanho não costuma ser exatamente essa devido às diferentes larguras e profundidades de pneus utilizadas. Além disso, a finalidade de uso, o material da roda e o tipo da bicicleta que usam essas rodas variam consideravelmente.

No século 21, as bicicletas de aro 26 são mais usadas em trilhas (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Encaixe

A maioria dos quadros de bicicleta permite o uso de apenas um tamanho de roda ou dois tamanhos muito semelhantes. As rodas de aro 26 e 28 são diferentes o suficiente para que você não deva substituir uma por outra. Elas são grandes demais para os quadros de aro 26, enquanto o conjunto de freio de uma bicicleta de rodas aro 28 não terá o alcance suficiente para funcionar com rodas de aro 26.

Função

De modo geral, as rodas de aro 26 com larguras decimais, como 1,75 polegada (4,5 cm) aparecem principalmente nas mountain bikes para adultos, sendo que algumas bicicletas para conforto, híbridas e do tipo cruiser também usam este tamanho. Outros tipos de rodas de aro 26 eram usados nas bicicletas Schwinn mais antigas, nas bicicletas de estrada inglesas e nas bicicletas francesas. As rodas de aro 28 com 1,5 polegadas (3,8 cm) são usadas em modelos ingleses, holandeses, chineses e indianos de bicicletas de estrada com freio de haste, chamadas também de F10, F25 ou 700B. Os pneus de medida 28 x 1 5/8 x 1 1/4 polegadas são a designação do norte da Europa dos pneus 700C. Algumas empresas alemãs vendem os pneus 700C como pneus de 28 polegadas com larguras decimais.

Conceitos errados

Nem todas as rodas de 26 ou 28 polegadas possuem o mesmo tamanho. As rodas de 26 polegadas com largura medida em frações de polegadas, como 26 x 1 3/4 polegadas, são ligeiramente mais largas em diâmetro do que as rodas com larguras decimais aparentemente equivalentes, como 26 x 1,75. Para confundir ainda mais, algumas rodas, mas não todas, de 28 polegadas com medidas em frações são do mesmo diâmetro de suas equivalentes decimais. Além disso, muitas rodas de 28 polegadas são do mesmo diâmetro de rodas que são vendidas como aro 29 que, por sua vez, são do mesmo tamanho da designação métrica 700C.

Velocidade

As rodas de 26 polegadas com pneus para uso fora de estrada são mais lentas do que as rodas de 28 polegadas, pois elas são usadas em bicicletas de estrada, com pneus para estrada. Esses pneus, independente do tamanho, possuem menos sulcos do que os modelos para mountain bikes e podem até mesmo não ter sulcos. Como tal, são mais rápidos em ruas pavimentadas. Porém, os pneus para mountain bikes de aro 26 possuem mais tração em condições fora de estrada, de forma que geralmente são mais rápidas neste uso.

Materiais

O aço é o material padrão para rodas feitas antes da década de 1980. Porém, as rodas de alumínio já são o padrão no início do século 21. As rodas fracionais de 26 polegadas são um modelo antigo que são vendidas apenas usadas ou fabricadas sob medida e são feitas apenas de aço. A maioria das rodas de 28 polegadas é de aço e apesar de não serem comuns nas Américas, são muito usadas em bicicletas de rua na Ásia e na Holanda. Porém, há rodas de diâmetro igual a alguns modelos de 28 polegadas, como as rodas de mountain bike de aro 29 e a roda para estrada de modelo 700C, e costumam ser feitas de alumínio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article