on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A diferença entre roupa de proteção e colete à prova de balas

Embora os dois termos sejam frequentemente usados como sinônimos, um colete à prova de balas e uma roupa de proteção não são, tecnicamente, a mesma coisa. Como todos os coletes são usados no corpo, todas as roupas de balísticas são consideradas roupas de proteção. Contudo, o corpo pode ser protegido em outros lugares e com graus diferentes, então nem toda roupa de proteção é um colete à prova de balas.

Roupas de proteção evoluíram bastante desde as armaduras (armor knight image by musk from Fotolia.com)

À prova de balas

A expressão "à prova de balas" é um uso errôneo; não existe um colete à prova de balas. Um colete que foi feito para evitar que as balas penetrem na proteção é chamado de roupa balística e ela existe em diferentes estilos e qualificações. Quanto maior a qualificação, mais proteção será oferecida à pessoa que a está vestindo.

Loading...

Roupa de proteção

Tecnicamente, todo tipo de armadura vestida para proteger o corpo pode ser considerada uma roupa de proteção. Seja ela uma roupa balística, um capacete, placas reforçadas usadas abaixo das roupas ou até mesmo as luvas de Kevlar, você está, na verdade, usando uma proteção de corpo. Genericamente falando, as pessoas apenas se referem a todo tipo de roupa protetiva como roupa de proteção.

Coletes à prova de facadas

Ao contrário das roupas balísticas, um colete à prova de facadas é feito para evitar que o usuário seja cortado ou esfaqueado. O material que para as lâminas das facas é diferente do tipo que para balas, e o colete à prova de facadas tende a ser mais leve e mais fechado que as roupas balísticas. Muitos desses coletes também ajudam a parar golpes desferidos pelo punho e também contra cargas elétricas feitas por Tasers. Esses coletes são roupas de proteção, mas não são feitos para providenciar proteção contra balas.

Construção

Todas as armaduras balísticas são compostas por camadas em cima de camadas de tecido que servem para absorver o impacto de uma bala. Quando a bala se impacta com o material, a força é dispersada quando a munição é pega em uma teia de materiais. A força é espalhada por toda a roupa, e cada camada sucessiva diminui o impacto um pouco mais.

Trauma

Não é porque uma bala não penetra a roupa que a força do tiro não causará danos ao usuário da proteção. O impacto das balas nos coletes pode causar contusões ao usuário e esse dano pode ferir a carne e até mesmo causar danos aos órgãos internos. É por isso que muitas roupas de proteção possuem cerâmica ou placas de metal por trás das roupas para ajudar a absorver ainda mais o impacto do tiro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...