Mais
×

A diferença entre o sangue humano e o animal

Atualizado em 21 julho, 2017

Os eritrócitos, leucócitos e trombócitos formam o sangue de todos os vertebrados no reino animal, incluindo os humanos. Os invertebrados têm hemolinfa em vez de sangue.

O sangue dos vertebrados é formado pelos eritrócitos, leucócitos e trombócitos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Invertebrados

Os invertebrados têm sistemas circulatórios abertos que usam a hemolinfa e o fluido intersticial para circular os nutrientes e o oxigênio. Eles não têm células sanguíneas, embora seus hemócitos funcionem de forma semelhante aos leucócitos dos vertebrados.

Eritrócitos dos vertebrados – Semelhanças

Os eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, carregam o oxigênio. Essas células, tanto humanas quanto animais, carregam antígenos que identifica o sangue como tipo A, B, O ou AB. Ambas também podem carregar antígenos Rh.

Eritrócitos dos vertebrados – Diferenças

A maioria dos eritrócitos tem um núcleo e organelas. Contudo, a maioria dos eritrócitos dos mamíferos, incluindo os dos humanos, perde suas organelas e núcleos ao amadurecer para que possam carregar mais oxigênio.

Leucócitos dos vertebrados – Semelhanças e diferenças

Os leucócitos, ou glóbulos brancos, em todos os vertebrados – incluindo os humanos – são células fagocíticas que consomem e destroem os invasores. Os humanos usam cinco tipos diferentes de leucócitos, enquanto alguns animais usam menos dos mesmos tipos.

Trombócitos dos vertebrados –Semelhanças e diferenças

Os trombócitos, também chamados de plaquetas, realizam a coagulação. Alguns coagulam mais agressivamente do que outros, mas não existe uma diferença particular entre os dos humanos e os de outros animais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article