Qual a diferença entre seringas Luer Slip e Lock?

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre seringas Luer Slip e Lock?
As agulhas precisam de pontos de fixação ao barril da seringa resistentes (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Seringas com agulhas fornecem uma via de administração de medicamentos no corpo humano sem que o paciente tenha que engolir a mistura. As seringas também retiram fluidos corporais, como o sangue, para análise. Muitas variedades de seringas foram desenvolvidas com o avanço da tecnologia, surgimento de necessidades e com inovações que apareceram. Dentre essas inovações estão alguns métodos diferentes de prender as agulhas de forma simples e firme às seringas. As agulhas "Luer Slip" e "Luer Lock" oferecem dois pontos de fixação diferentes para vários usos medicinais.

Outras pessoas estão lendo

História das seringas

H. Wulfing Luer desenvolveu um seringa de vidro perto do final do século XIX. Na década de 50, novas tecnologias estavam emergindo, como os radioisótopos (elementos radioativos), o que levou ao desenvolvimento de seringas mais precisas para os experimentos. Agulhas encaixáveis, como a Luer Slip e Luer lock, forneceram flexibilidade para várias aplicações em ciências e medicina.

Luer Slip

As agulhas Luer Slip simplesmente deslizam para dentro do barril ou corpo da seringa. Conforme a seringa é empurrada em direção ao barril, ela se encaixa, e portanto não é presa seguramente como as agulha Luer Lock. A agulha Luer Slip é de uso comum em injeções de medicamentos menos viscosos, como vacinas, assim como também para coleta de sangue.

Luer Lock

As agulhas Luer Lock usam um movimento de giro para fixar a agulha ao barril. Esse tipo de agulha é fixada no barril, e portanto não possui o perigo de deslizar, como a Luer Slip, tornando essa agulha mais segura para injeções mais espessas. Não existe a possibilidade do medicamento espesso separar a agulha do barril devido à alta pressão durante a injeção. Drenagem de abscessos, cheios de pus, requerem uma agulha Luer para mover o fluido do paciente para o barril da seringa.

Segurança em saúde

A capacidade de separar as agulhas Luer Lock e Slip dos barris das seringas permite uma limpeza mais completa após a utilização. Os trabalhadores separam as agulhas dos barris e colocam-nas em uma solução de álcool para esterilização. Os barris não podem ser submersos em álcool, pois seus êmbolos de borracha podem ser danificados. Após a esterilização, tanto as agulhas quanto os barris são fervidos para melhor descontaminação. A separação das partes permite uma melhor limpeza do interior das agulhas e dos barris, permitindo que elas fiquem completamente limpas e estéreis para uso posterior.

Considerações

O diâmetro da agulha é também uma consideração importante, além do tipo de agulha. Usar uma agulha de diâmetro pequeno com medicamentos espessos pode fazer com que a agulha se desprenda do barril ou cause dor no paciente, independentemente do tipo de agulha. Profissionais de saúde devem verificar o tamanho e o tipo da agulha antes de aplicar injeções em pacientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível