Mais
×

A diferença entre os sistemas quadrimestral e semestral

Atualizado em 20 julho, 2017

Faculdades e universidades tem um calendário anual que tem definido quando começa e termina o período letivo. Esses calendários determinam não somente quando as aulas começam e terminam, mas também quando serão as férias e quando são as provas finais. Dois sistemas de organização do calendário anual de uma faculdade ou universidade são o quadrimestral, dividido em quatro períodos curtos, e o semestral, que é dividido em dois períodos anuais de aproximadamente seis meses.

Escolha uma universidade que atenda às suas necessidades (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Férias e feriados

Feriados e férias são organizados de maneiras diferentes nos sistemas quadrimestral e semestral. No último, as férias de inverno acontecem entre o fim do semestre outonal e o começo do semestre primaveril, e dura duas semanas, pelo menos. As férias de verão duram dois meses e acontecem entre o fim do semestre primaveril e o começo do semestre outonal. No sistema quadrimestral, existem pequenos intervalos entre cada um dos quartos. Muitos estudantes tiram um dos quartos de férias, nas férias de verão ou nas de inverno.

Aulas

A quantidade de aulas dadas durante um período letivo depende do tipo de calendário que a faculdade ou universidade usa. No sistema semestral, estudantes da faculdade fazem quatro ou cinco matérias por semestre. As aulas podem ser ministradas uma, duas ou três vezes por semana, variando a quantidade de horas aula. No sistema quadrimestral, estudantes integrais fazem três ou quatro matérias por quarto, mas muitas das aulas são ministradas mais vezes por semana do que no sistema semestral.

Calendário

No sistema semestral, o calendário dos estudantes é dividido em dois blocos, que batem com os semestres outonal e primaveril. Os semestres duram aproximadamente quinze semanas, com intervalos entre eles. No sistema quadrimestral, um quarto dura cerca de dez semanas, mais uma semana de provas finais. Os estudantes fazem três ou quatro quartos por ano; fazer quatro quartos por ano permite que os alunos terminem sua faculdade mais cedo. Sistemas quadrimestrais começam mais tarde no outono do que nos sistemas semestrais.

Carga horária

Sistemas quadrimestrais e semestrais criam cargas horárias diferentes para seus alunos. Aulas dos sistemas semestrais acontecem com mais frequência e duram mais do que no sistema quadrimestral. Isso faz com que o aluno tenha a possibilidade de perder algumas aulas caso esteja doente, e ainda assim não se perder com a matéria. No sistema quadrimestral, o tempo é menor devido à velocidade com a qual o quarto passa - as aulas são mais densas, em um curto período de tempo. Quando um aluno perde uma aula, é difícil recuperar a matéria perdida com os colegas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article