Qual a diferença entre os sofás de couro legítimo e os de couro sintético?

Escrito por renee miller Google | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre os sofás de couro legítimo e os de couro sintético?
Estampas de couro em retalhos apresentam textura de couro, tornando-as semelhantes ao couro real (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A diferença entre os sofás de couro legítimo e os de couro sintético é mais do que apenas o preço. Os sofás de couro legítimo são caros, mas também são um dos mais altos graus de estofamento de couro disponíveis. Sofás de couro sintético custam significativamente menos, pois o tecido é feito de pedaços de couro e outros materiais menos caros.

Outras pessoas estão lendo

Sobre estofados de couro

O couro que é usado para estofar um sofá normalmente é feito a partir daquele que foi polido ou lixado e curtido para fornecer um revestimento durável e macio. Os couros são divididos em pelo menos três camadas: a camada superior é finalizada para remover imperfeições e vendido como couro legítimo superior, e as camadas inferiores, que requerem mais refinamentos e tratamentos, são vendidas como peças de couro divididas. As peças que não são úteis para quaisquer dessas camadas são misturados com um agente de ligação, ou cola, aquecidas e laminadas para fazer o couro sintético.

Couro legítimo superior

Os sofás de couro legítimo são feitos com materiais retirados da camada superior, sendo lixados e curtidos antes de cortados para cobrirem o sofá. O lixamento do couro remove cicatrizes, marcas de raça e arranhões que estão frequentemente presentes nesta camada da pele. Os estofados de couro legítimo podem ser de diferentes graus, dependendo da quantidade de lixamento e da preparação da superfície necessária para remover as manchas, a fim de atender aos padrões de qualidade. Um couro legítimo mais barato é aquele que exigiu extenso refinamento para corrigir imperfeições.

Couro sintético

O couro sintético usado em sofás e em outros móveis é normalmente misturado com poliuretano ou vinil e, em seguida, a um tecido e uma camada final de látex misturado com pedaços de couro. Os sofás deste tipo não são muitas vezes considerados como um produto de couro, pois contêm apenas entre 10 e 17% de couro legítimo, e muito pouco ou nada disto está na superfície do material. O material da superfície é normalmente de poliuretano, que foi tratado para apresentar uma aparência de couro. Os sofás de couro sintético são essencialmente produtos de poliuretano com grãos de couro pulverizado sobre o apoio.

Durabilidade

Os sofás de couro sintético duram cerca de cinco anos e são mais fáceis de identificar do que os sofás de couro legítimo. Considerado um dos mais difíceis estofados de couro disponíveis, os de couro legítimo irão manter sua aparência por até 15 anos ou mais, tomando os cuidados adequados. Já que que não passam por um processo de curtimento, o couro sintético contém baixos níveis de formaldeído e é mais ideal para pessoas com alergias ao couro. Ele também é mais acessível do que os sofás de couro legítimo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível