Qual a diferença entre as soldas TIG e MIG?

Escrito por susan kristoff | Traduzido por wanderson andrade
Qual a diferença entre as soldas TIG e MIG?
TIG (tungsten inert gas) e MIG (metal inert gas) (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

TIG (tungsten inert gas) e MIG (metal inert gas) são dois tipos de processos de soldagem por arco elétrico. Existem poucas semelhanças entre os dois métodos e muitas diferenças.

Eletrodo

O método TIG utiliza um eletrodo de tungstênio que não é consumido durante o processo de soldagem. Já a soldagem MIG usa um eletrodo metálico que funciona como material de enchimento para a solda e é consumido durante a soldagem.

Gás de proteção

A TIG usa principalmente argônio como gás de proteção e ocasionalmente o hélio. Argônio também é o principal gás de proteção utilizado na soldagem MIG, mas misturas de argônio e dióxido de carbono são frequentemente utilizadas para diferentes aplicações.

Material de enchimento

A TIG requer um material de enchimento em separado ou em formato de haste ou de fio, pois o eletrodo não é consumido. A MIG fornece o material de enchimento por meio do eletrodo.

Materiais das peças de trabalho

A soldagem TIG pode ser aplicada em praticamente qualquer metal, do aço ao alumínio e ligas exóticas. A MIG foi desenvolvida para metais não ferrosos, mas pode ser aplicada no aço.

Dificuldade

A TIG é considerada mais difícil que a solda MIG porque uma tolerância maior deve ser mantida entre o eletrodo, o fio e a peça de trabalho.