Qual é a diferença entre superávit e déficit comerciais?

Escrito por calla hummel | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a diferença entre superávit e déficit  comerciais?
O transporte internacional de mercadorias permite a entrega dos produtos onde sua demanda é alta (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um país tem um superávit comercial quando exporta mais do que importa. Por outro lado, um país apresenta um déficit comercial quando importa mais do que exporta. Um país pode ter um déficit ou superávit comercial total, ou simplesmente nenhum deles com um país específico. Qualquer situação apresenta problemas em níveis elevados durante longos períodos de tempo, mas o superávit geralmente reflete um desenvolvimento positivo, enquanto um déficit é visto como negativo. Os economistas reconhecem que os desequilíbrios comerciais de qualquer tipo são comuns e necessários no comércio internacional.

Outras pessoas estão lendo

Comércio internacional

Quando há procura pelos bens de um país, as empresas de todo o país vendem tanto para o mercado interno e exportam para os mercados estrangeiros. As empresas, com sede nos países que importam esses produtos, vendem a sua moeda nos mercados de câmbio em troca da moeda da empresa que os produz. As empresas, então, usam essa moeda para a compra de bens em demanda, os internaliza em seu país, vendendo-os por um preço na moeda local e repete-se o processo.

Balança comercial

Economistas e agências do governo tentam controlar os déficits e superávits comerciais pelo registro do máximo possível de transações com entidades estrangeiras. Economistas e estatísticos anotam os recebimentos nos postos aduaneiros e o total das importações, exportações e transações financeiras. O relatório completo é chamado o balanço de pagamentos - que é usado para calcular o saldo da balança comercial, que quase sempre resulta em um superávit ou déficit comercial.

Superávit comercial

Para o país que exporta bens em demanda, suas empresas recebem um crescente número pedidos estrangeiros. Essas empresas também recebem e acumulam a moeda estrangeira que as empresas estrangeiras usam para a compra de bens, ou as instituições financeiras recebem a moeda estrangeira e aguardam o aumento da demanda pela moeda no país exportador, causando a sua alta nos mercados internacionais. Todos esses aspectos de um superávit comercial permitem ao governo, as instituições financeiras e as empresas exportadoras do país adquirirem riqueza.

Déficit comercial

Um país cujas empresas importam mais bens estrangeiros do que exportam os nacionais têm um déficit comercial. As empresas recebem moeda local com a venda de produtos estrangeiros e negociam esta moeda para comprar mais bens estrangeiros. A moeda local pode cair de preço em relação às moedas de países produtores de produtos demandados, e grande parte do dinheiro que a população gasta em mercadorias estrangeiras acaba nas declarações de renda e contas bancárias de empresas estrangeiras que, efetivamente, enviam riqueza nacional para outros países.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível