Qual a diferença entre as tecnologias Honda IDSI e Vtec?

Escrito por alexander eliot | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Qual a diferença entre as tecnologias Honda IDSI e Vtec?
iDSI e VTEC são tecnologias que melhoram a eficiência dos motores (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A Honda Motor Co. é conhecida por suas inovações em tecnologia de motores. Seus motores costumam ter baixo deslocamento e ser de alta eficiência e fácil manutenção. Para maximizar a potência e a eficiência de seus motores, a Honda emprega uma série de tecnologias especializadas, como os sistemas iDSI e VTEC. Entender como cada uma funciona requer conhecimento do processo de admissão e ignição do motor.

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Trem de válvulas

Um motor é composto de duas seções principais, denominadas bloco e cabeçote. O cabeçote possui um trem de válvulas, composto de comandos, molas e retentores. Quando o motor está em operação, os comandos de válvula giram. Em cada um deles, há lobos elípticos de cames, que comprimem as molas das válvulas em intervalos predeterminados, permitindo que o ar e o combustível entrem brevemente no cilindro do motor, onde ocorre a combustão.

Ignição

O ar e o combustível são puxados através dos retentores de válvulas abertos pelos pistões, que são atuados para cima e para baixo pelo virabrequim. Depois de puxar o ar, os pistões o comprimem. No topo de cada cilindro, há velas que são disparadas assim que o pistão comprime a mistura ar-combustível, causando a ignição. É assim que um motor produz cavalos de potência.

iDSI

O sistema iDSI da Honda (Intelligent Dual Sequential Ignition, Ignição Dupla Sequencial Inteligente) utiliza duas velas diagonalmente opostas no topo de cada cilindro. Enquanto os motores convencionais usam apenas uma por cilindro, o iDSI cria duas centelhas em momentos diferentes da combustão, causando uma combustão de ar e combustível mais completa, melhorando o consumo e fazendo com que o motor iDSI possua uma queima mais limpa.

VTEC

A tecnologia VTEC da Honda (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, Controle Eletrônico Variável do Tempo e Abertura de Válvulas) é mais orientada a desempenho do que a iDSI. Os motores VTEC possuem comandos de válvulas com dois lobos diferentes por válvula. Quando o motor alcança uma certa rotação, os comandos passam a usar os lobos maiores, que admitem mais ar e combustível nos cilindros, aumentando o torque e a potência máxima. O desenho de lobo duplo dos cames VTEC permite que o motor seja econômico e confiável em rotações baixas, fornecendo um aumento de potência quando se acelera o motor até a linha vermelha.

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