Qual é a diferença entre tela azul e tela verde?

Escrito por karen adams | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a diferença entre tela azul e tela verde?
Uma tela azul faz parecer que esta criança em um estúdio está correndo em uma rodovia (Sandy Huffaker/Getty Images News/Getty Images)

A composição de filmes geralmente requer a colocação de sujeitos em lugares fantásticos. Efeitos digitais e telas verdes permitem que os indivíduos sejam fotografados em um estúdio e adicionados em qualquer localidade: topo de montanha, embaixo da água ou no espaço. Se a produção de um filme deseja adicionar unicórnios ou robôs em uma filmagem, eles filmam os atores com uma tela verde ou azul e, então, adicionam os efeitos especiais depois. Os artistas usam telas azuis e verdes para alcançar objetivos diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Canais RGB

Telas verdes e azuis ajudam os artistas de vídeos a criarem efeitos especiais, pois eles usam diferentes canais de cores. Canais RGB definem as cores que aparecem na tela e na câmera. O RGB significa vermelho, verde e azul (red, green and blue). Os fotógrafos digitais manipulam esses canais em suas fotos e filmes para criarem efeitos especiais em diferentes canais. Por exemplo, um cinegrafista deseja criar um efeito de dentro da água, então ele escolhe uma tela azul para separar outras cores.

Chroma key

Os sets com telas azuis e verdes usam a composição com o chroma key, geralmente chamado de chroma keying. As estações de notícias usam uma tela verde ou azul para juntar duas imagens. Por exemplo, um meteorologista aparece com um mapa atrás dele que mostra os padrões atuais do clima. Na verdade, o meteorologista fica em frente de uma tela verde e olha para um padrão para saber onde apontar na parede. Em casa, os telespectadores veem tanto a imagem do meteorologista apontando quanto o mapa se movendo. Entretanto, estas estações de notícias possuem telas azuis e verdes, para que se o meteorologista usar verde, eles possam usar a tela azul já que as cores verdes sumiriam em uma tela verde.

Vantagens da tela verde

Quando vão gravar um vídeo, os cinegrafistas preferem uma tela verde devido ao canal de cor brilhante. O brilho deixa o verde mais distinto para ser retirado durante o processo de pós-produção. Os artistas digitais acham que fotografar no fundo verde é melhor para isolar e cortar o sujeito, deixando-o ser colado em qualquer outra imagem com cortes limpos. As telas verdes também produzem menos "noise" ou manchas ao redor do sujeito.

Vantagens da tela azul

As telas azuis funcionam melhor para cores claras, como cabelos loiros, onde existe mais contraste entre os canais. Elas também funcionam melhor quando o "spill" (extravasamento) não for evitado. O spill é um termo que os operadores de câmeras usam para descrever quando mais de uma pessoa está em uma filmagem e a cor do fundo extravasa para outros sujeitos, o que torna suas peles ligeiramente verdes quando se usa um fundo verde. As telas azuis também são úteis quando o sujeito estiver muito próximo da tela do fundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível