Mais
×

A diferença entre ternos trespassados e não-trespassados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O mundo da moda masculina é complicado. Estilos vem e vão, e é raramente claro como e porque eles funcionam assim. Entretanto, alguns estilos persistem -- ou, pelo menos, tendem a reaparecer com alguma frequência. Quando falamos de ternos, ternos não-transpassados desfrutam de um sério poder de permanência, enquanto os transpassados tendem a periodicamente sair e entrar dos holofotes.

Ternos não-transpassados são o estilo mais comum na América do Norte (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Estilo do botão

Talvez o mais notável elemento de um terno, além da cor, é a escolha do botão. Os botões de um terno tendem a se destacar a partir do momento que eles contrastam com o material. Quando falamos sobre ternos transpassados e não-transpassados, o estilo do botão usado para cada um deles é notavelmente diferente. Os não transpassados usam uma fileira so de botões no centro do terno, enquanto os transpassados tem duas fileiras de botão, uma de cada lado, geralmente com três botões cada.

Corte

Apesar de ambos os tipos de ternos terem cortes diversos, em geral ternos transpassados e não-transpassados costumam vestir de forma diferente. Os não-transpassados ficam melhor em homens mais finos, enquanto os transpassados ficam melhores em homens mais largos, altos e mais volumosos. Isso se dá porque os transpassados são mais amplos que os cortes dos não-transpassados, especialmente na frente, e cobre mais do torso quando ele está abotoado.

Tendências

Ternos transpassados e não-transpassados também apreciam histórias diferentes na moda. Enquanto o corte não-transpassado desfrutou de uma popularidade longa e razoavelmente estável na América do Norte, na Europa e em vários lugares do resto do mundo, o terno transpassado tem uma história menos consistente. O corte transpassado teve maior popularidade na década de 1930, durando até os anos 50. Esse corte alternativo experimentou um ressurgimento nos anos 80 e no início da década de 1990, apesar de que a sua popularidade diminuiu no meio dos anos 90 e hoje é bem menos comum.

Outras jaquetas

Cortes transpassados e não-transpassados são encontrados também em jaquetas, assim como em paletós. Quando falamos em jaquetas, as versões transpassadas são mais populares que a sua versão de terno. Os populares casacos cadan e trench coats geralmente vem em versões transpassadas, apesar das não-transpassadas também serem comuns. Novamente, o corte transpassado cabe bem em homens grandes, apesar dessas jaquetas transpassadas terem muita popularidade, existem mais cortes disponíveis, incluindo versões mais elegantes de clássico design.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article