Mais
×

Diferença entre a tilápia e o peixe-relógio

Atualizado em 23 março, 2017

A tilápia é um peixe de água doce criado principalmente na China, Taiwan, América Latina e EUA. O peixe-relógio é um peixe de água salgada da família Trachichthyidae, conhecido por seu tempo de vida longo que muitas vezes se estende além dos 100 anos.

A tilápia é um peixe de água doce, enquanto o peixe-relógio vive em água salgada (white tilapia image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

Habitats

A tilápia prefere habitats de água morna e não sobrevive em temperaturas abaixo de 10° C. O peixe-relógio é encontrado em águas frias com temperatura de 4 a 7° C.

Classificação sustentável

A tilápia cultivada nos EUA é listada com classificação Eco-melhor, pois tem baixo impacto no meio ambiente. Na América Latina, ela é listada como Eco-ok e na China e Taiwan como Eco-pior. O Fundo de Defesa Ambiental (EDF - Environmental Defense Fund) classifica o peixe-relógio como Eco-pior, principalmente devido ao dano aos habitats no fundo do mar durante a pesca.

Segurança

Adultos e crianças podem consumir tilápia quatro vezes ao mês sem preocupação. No caso do peixe-relógio, no entanto, o EDF levantou o risco para a saúde devido aos altos níveis de mercúrio. É recomendável que as mulheres não consumam o peixe mais de duas vezes por mês, homens e crianças não mais do que uma vez por mês, já bebês com menos de seis meses de idade, no máximo meia refeição por mês.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article