on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual a diferença entre tinta fosca e acetinada?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Selecionar uma cor de tinta pode ser um processo difícil -- e as escolhas não param por aí. O acabamento e o brilho final da pintura determinam se ela é adequada para uso em alguns ambientes, assim como o custo, a cobertura e a durabilidade. O brilho extra da tinta acetinada faz uma grande diferença na escolha entre ela e a tinta fosca.

Cada acabamento de tinta tem suas vantagens e desvantagens (Comstock/Comstock/Getty Images)

Brilho

A principal diferença entre a tinta fosca e a acetinada é a quantidade de brilho, ou a luz refletida por cada tinta. Dependendo do fabricante, a fosca também pode ser chamada de aveludada e tem pouquíssimo brilho. A tinta acetinada tem um pouco mais de brilho do que a fosca e é também chamada de perolada, não sendo altamente reflexiva como a tinta semibrilho, brilho ou alto brilho.

Loading...

Lavabilidade

Por ter pouco brilho para proteger contra impressões digitais, manchas e sujeira, a tinta fosca fica suja facilmente e não é fácil de limpar. Algumas marcas podem precisar ser cobertas com retoque de pintura. A tinta acetinada, que tem um pouco mais de brilho, é mais fácil de limpar. Um pano úmido removerá a maioria das marcas. Ela também é menos suscetível a marcas, pois o brilho oferece proteção extra.

Durabilidade

A tinta fosca não é tão durável quanto a acetinada. Ela exige mais retoques devido a cortes e arranhões e também desaparece e mostra sinais de envelhecimento mais cedo do que a pintura acetinada. Uma parede pintada com tinta acetinada não precisará ser repintada muitas vezes e não exigirá muitos retoques. Por outro lado, os retoques e camadas de tinta fosca se misturam melhor com a tinta já existente, ou seja, parte de uma parede ou de uma área pode ser repintada para combinar com o resto do ambiente.

Imperfeições

Por não ter qualquer brilho, a tinta fosca esconde muito bem as imperfeições de uma parede ou outra superfície. A tinta acetinada pode destacar problemas em uma parede — como buracos, remendos, fita drywall ou textura irregular — devido à forma como a luz reflete em sua superfície.

Cobertura

A tinta fosca fornece melhor cobertura do que a acetinada. Na maioria dos casos, a tinta fosca oferece cobertura completa com duas demãos ou menos; já a acetinada geralmente requer três demãos para uma cobertura total e uniforme.

Custo

A tinta fosca é geralmente mais barata do que a acetinada. Além disso, por serem necessárias menos camadas, a pintura requer menos litros, o que gera uma economia ainda maior. Em longo prazo, no entanto, é importante considerar quantos retoques e camadas de tinta serão necessários para calcular o custo.

Conveniência

A tinta fosca não é apropriada para todas as aplicações. Por não ser de fácil limpeza, não é o tipo adequado de tinta para uma cozinha. Ela também é danificada pela umidade, sendo inadequada para uso em banheiros. A tinta acetinada pode ser usada em qualquer ambiente, incluindo a cozinha ou banheiro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...